Notícias

AVAPE do Riacho Grande, em São Bernardo, fecha as portas e deixa 90 pacientes sem atendimento

A Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE) é uma organização filantrópica de assistência social que atua no atendimento a todo tipo de deficiência e também oferece suporte a quem está em situação de risco social.

A instituição foi fundada em 1982 e possui unidades em São Bernardo, Santo André e São Paulo.

Nesta sexta-feira, familiares de pacientes atendidos pela AVAPE entraram em contato com o SBC INFO para alertar sobre o fechamento da unidade localizada no Riacho Grande.

No local são realizados tratamentos terapêuticos para pessoas a partir de 12 anos, sem limite de idade.

Há também oficinas de papelaria, jardinagem, artesanato, marcenaria, além de diversas atividades de apoio como aulas de música, artes, dança, educação física e terapia assistida por animais.

O fechamento do espaço, segundo os familiares, é motivado pela falta de verbas. A Prefeitura, uma das principais parceiras, teria cortado o repasse ainda no governo de Luiz Marinho (PT).

A atual gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB) chegou a prometer apoio, mas até o momento não estabeleceu qualquer ajuda efetiva.

Os salários dos funcionários estão atrasados e as famílias já foram informadas de que esta sexta-feira (31) será o último dia de atendimento com as portas sendo fechadas às 17h.

O escritório central da AVAPE, em Santo André, e a Prefeitura de São Bernardo foram procurados pela reportagem para se manifestarem a respeito do encerramento das atividades no Riacho Grande. Mais informações em breve.

Compartilhe!