Notícias

Relembre três episódios polêmicos envolvendo a paróquia da Vila Marlene, em São Bernardo

Em meio às comemorações dos 100 anos das aparições da Virgem Maria em Portugal, a paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Marlene, se viu mais uma vez envolvida em polêmica.

No último dia 2 de maio, funcionários da Prefeitura de São Bernardo cortaram duas árvores da praça localizada em frente à igreja (saiba mais aqui), causando indignação em vários moradores do bairro.

Tanto o padre Augusto como o secretário Hiroyuki Minami foram apontados como responsáveis pelo ocorrido. Nenhum dos dois se posicionou oficialmente sobre o caso até o momento.

Essa não foi a primeira vez que o nome da paróquia da Vila Marlene esteve presente em uma confusão. Em setembro de 1998, houve uma disputa entre uma comissão formada por moradores e outra organizada pelo padre Dionísio (pároco da época) em parceria com comerciantes locais.

O primeiro grupo queria a revitalização da praça que estava abandonada, mas o segundo desejava convertê-la em estacionamento.

A administração municipal optou por privilegiar os carros, porém uma decisão judicial embargou a obra exigindo que a Prefeitura reformasse e mantivesse as características originais do espaço. A praça foi finalmente reinaugurada em 2001.

Alguns anos depois, mais precisamente em 2009, uma nova polêmica. Um trecho de 15 metros da Rua Alexandre Marcondes Filho, exatamente em frente à igreja, foi fechado após um pedido de mudança no local feito pelo padre Augusto, que chegou a recolher 600 assinaturas dos fiéis favoráveis à alteração.

À época, o religioso alegou que a mudança beneficiaria todo o bairro, ampliando as vagas para estacionamento e evitando atropelamentos. A obra foi finalizada semanas depois.

Compartilhe!