Variedades

GP Brasil de Atletismo será realizado dia 19 junho em São Bernardo

Cancelado em 2015 por falta de recursos, o GP Brasil de Atletismo de 2016 correu sério risco, mas será realizado. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) ainda não confirma de forma oficial, mas a única prova internacional do calendário anual brasileiro será realizada em 19 de junho, em São Bernardo do Campo (SP), na chamada Arena Caixa.

No site da IAAF (Associação das Federações Internacionais de Atletismo, na sigla em inglês), a competição ainda aparece agendada para o dia 26 de junho, data para a qual estava programada. Mas a CBAt, sem alarde, antecipou o evento em uma semana no seu calendário oficial e assegurou a realização pela primeira vez no ABC paulista, no mesmo local onde, em 30 de junho, começa o Troféu Brasil, equivalente ao campeonato brasileiro de atletismo.

Há menos de um mês, quando realizou uma assembleia extraordinária, a diretoria da CBAt chegou a colocar em votação a possibilidade de remanejar a pouca verba disponível para o GP Brasil e cancelar o evento. O presidente da entidade, José Antonio Fernandes, o Toninho, então viajou a Montecarlo, onde fica a sede IAAF, para pedir a redução na premiação obrigatória e viabilizar a realização do GP Brasil.