Notícias

Operação Pé D’água reduziu em 30% ocorrências relacionadas às chuvas em São Bernardo, afirma Prefeitura

A Operação Pé D’água, lançada em fevereiro, tem o objetivo de minimizar o impacto das chuvas. A partir da operação, o mês de abril foi encerrado com resultado positivo. Em três meses de operação, a ação registrou queda de 30% no número de ocorrências e acidentes em relação ao verão passado, conforme balanço realizado pela Defesa Civil de São Bernardo.

A redução aconteceu em razão do aumento das vistorias preventivas, que entre janeiro e abril deste ano, totalizaram 183 inspeções.

No geral, foram computados 153 atendimentos a acidentes – sendo 37 interdições – contra 214 ocorrências averiguadas entre dezembro de 2015 e abril de 2016. As ocorrências mais recorrentes no período foram deslizamentos, queda de árvores e desabamentos de placas, outdoors e muros. Ainda houve registro de acidentes envolvendo infiltração de águas pluviais, afundamentos, alagamentos, destelhamentos, solapamentos, infiltrações de rede de água e esgoto, entre outros.

Na área preventiva, as ações foram baseadas em vistorias técnicas para eliminar risco de quedas de árvores e galhos, desabamentos de obras, de placas, deslizamentos e escorregamentos, solapamentos, entre outros.

Em atenção aos moradores prejudicados pelas chuvas, a secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania disponibilizou força-tarefa, fornecendo artigos de necessidade básica, como colchões, cobertores e cartões alimentações.

Os dados são da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Compartilhe!