Notícias

Prefeitura de São Bernardo faz operação de reintegração de posse de terreno no Jd. Calux

A Prefeitura de São Bernardo fez uma operação de reintegração de posse às 5h desta terça (25) de um terreno localizado no Jardim Calux. As informações são da TV Globo.

Policiais militares e bombeiros estiveram no local, mas a ação foi pacífica. Apenas duas famílias ainda permaneciam nos imóveis e concordaram em deixar as casas.

Em janeiro de 2016, mesmo com vitória na Justiça, a Prefeitura, sob a gestão de Luiz Marinho, havia regularizado as moradias. No entanto, o atual prefeito, Orlando Morando, decidiu retomar a área e demolir as casas.

Em nota divulgada nesta terça e encaminhada à Globo, a secretaria de Habitação de São Bernardo afirmou que “tudo foi feito de maneira transparente e pacífica com os moradores”. (veja nota na íntegra abaixo).

Nota da Prefeitura de SBC

A Secretária de Habitação da Prefeitura de São Bernardo esclarece que a ação de reintegração de posse, no Jardim Calux, é uma decisão judicial impetrada há mais de oito anos.

A administração anterior a esta, do prefeito Luiz Marinho, chegou a dar permissão temporária aos moradores daquela região para permanecer no local, mas sem jamais pedir à justiça suspensão da reintegração de posse e nem encaminhar soluções às famílias.

Assim, coube a este governo trabalhar no suporte e auxilio das 21 famílias, incluindo-os no Programa Renda Abrigo. Todos os moradores foram avisados previamente e, aos poucos, foram deixando o local. Por se tratar de uma ocupação que vinha de muitos anos a Administração achou por bem conceder o Renda Abrigo.

Tudo foi feito de maneira transparente e pacifica com os moradores, uma vez que, na data de hoje (25/07), nenhuma família estava mais no local e o terreno foi reintegrado à Prefeitura de São Bernardo sem qualquer ocorrência, também de forma pacífica.

Compartilhe!