Notícias

Volkswagen espionava funcionários de São Bernardo durante ditadura, diz jornal alemão

A Volkswagen do Brasil teria colaborado ativamente com a ditadura no Brasil na perseguição de opositores políticos, segundo informaram no último domingo (23) o jornal Süddeutsche Zeitung e as emissoras NDR e SWR, todos da Alemanha.

A imprensa daquele país vem destacando a investigação aberta há dois anos para determinar a responsabilidade da montadora na violação dos direitos humanos durante a ditadura de 1964 a 1985.

A montadora nomeou o historiador Christopher Kopper para a investigação sobre seu passado. O estudioso confirmou a existência de “uma colaboração regular” entre o Departamento de Segurança da unidade Anchieta, em São Bernardo, e a polícia política do regime militar brasileiro.

De acordo com os alemães, a unidade brasileira da Volks espionou seus funcionários e suas ideias políticas. Todo o material recolhido foi encaminhado para a polícia política.

A Comissão Nacional da Verdade constatou que alguns galpões da empresa em São Bernardo foram cedidos aos militares, que os usaram como centros de detenção e tortura. Além disso, o regime militar recebeu cerca de 200 veículos como doação.

Compartilhe!