Famílias do MTST têm 72 horas para desocupar terreno no Planalto, em São Bernardo

Cerca de 500 famílias, integrantes do Movimento dos Trabalhadores sem Teto, ocuparam um terreno pertencente à empresa MZM Incorporação, no bairro Planalto, em São Bernardo, na madrugada de sexta para sábado. O número de pessoas aumentou ao longo do final de semana.

A dona do terreno entrou com pedido de reintegração de posse que foi concedida pelo juiz Gustavo Dall’Olio, da 8ª Vara Cível de São Bernardo. O magistrado determinou que a desocupação voluntária seja feita em 72 horas, evitando assim o uso de força policial.

De acordo com o jornal Diário do Grande ABC, o ato do MTST recebeu apoio dos deputados estaduais Luiz Turco (PT), de Santo André, e Carlos Neder (PT), da Capital. Os parlamentares argumentaram que apenas acompanharam a movimentação das famílias.

Para o secretário de Habitação de São Bernardo, João Abukater, o ato foi de caráter político. “Nos últimos oito anos (durante a gestão de Luiz Marinho), não houve crítica nem houve invasão. Então me parece uma ação política e não habitacional.”, declarou.

Segundo reportagem da TVT (vídeo abaixo), o déficit habitacional da cidade é o maior do ABC. Em entrevista aquele canal, a coordenadora do movimento, Maria das Dores, explica que a maioria das famílias é formada por trabalhadores que não têm condições apropriadas de moradia. “Ou paga aluguel ou come. Então, é preciso ocupar”.

Vídeo: Reprodução / Youtube

Compartilhe!