Scania testa caminhões em estrada elétrica na Suécia

A Suécia criou uma estrada ‘elétrica’ numa tentativa de tornar os transportes de mercadorias mais eficientes e ecologicamente sustentáveis.

O projeto, concebido em parceria com a Scania e com a Siemens, foi inaugurado no dia 22 de junho, com um trecho de estrada de dois quilômetros localizado junto a Sandviken, que permite a alguns caminhões de teste percorrerem a pista com o auxílio de energia elétrica.

A tecnologia possibilita a condução de eletricidade com um principio semelhante ao dos conhecidos trólebus, graças aos cabos suspensos sobre a estrada que foram desenvolvidos pela Siemens, ao passo que a Scania forneceu dois caminhões G360 4×2 alterados para funcionamento em modo elétrico ou híbrido (com biofuel) quando desconectados do trecho eletrificado.

Os caminhões recebem a energia elétrica a partir de um pantógrafo colocado atrás da cabine do condutor. A Scania adiantou que este projeto de estrada ‘elétrica’ permitirá reduzir o impacto ambiental dos transportes de mercadorias até ao ano de 2030.

Leia também: