Imigrantes ganha primeira câmera de infravermelho

A primeira das 16 câmeras de infravermelho com poder de identificar a presença de pessoas e até pequenos animais nas pistas do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) já está em funcionamento. Ainda em fase de testes, ela foi instalada no trecho do Planalto da Imigrantes, próximo à sede da concessionária Ecovias, para facilitar o monitoramento e análise das informações. A previsão é que os outros 15 equipamentos, importados da Coreia, cheguem ao Brasil nos próximos dias e estejam todos operando até outubro.

As câmeras serão instalados nos trechos do SAI em São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Cubatão, São Vicente e Praia Grande já definidos pela Polícia Militar Rodoviária.

Segundo o jornal A Tribuna, as imagens das câmeras serão concentradas em monitores de uso exclusivo da Polícia Militar Rodoviária que tem uma bancada especial dentro do Centro de Controle Operacional da empresa.

Os mesmos equipamentos serão acoplados ao Detecta, sistema inteligente de monitoramento criminal que une as bases de dados da polícia e outros órgãos públicos e privados, além de câmeras de segurança, para atuar contra a criminalidade. O Detecta está em funcionamento desde o primeiro semestre de 2014. Na Baixada Santista, são apenas três câmeras nesse sistema.

Leia também: