Grátis: Senac de São Bernardo promove intervenção artística

A artista plástica Vera Martins é conhecida por substituir os tradicionais pinceis por chicotes de fios para construir e colorir suas obras. Uma das inspirações para essa técnica inusitada é a própria família da artista, formada por fiandeiras portuguesas que faziam à mão todas as etapas do trabalho, do plantio do linho ao tear de lençóis.

A criação dessa ferramenta parte do desfiar de telas usadas como suporte de pinturas. Após essa etapa, os fios são agrupados de diferentes formas, dando origem a variados formatos de chicotes. As cores e a intensidade das chicotadas na tela também influenciam o resultado final da obra.

Esse processo será explorado na intervenção artística Desfiandeiras, que acontecerá em 18 de agosto no Senac São Bernardo do Campo. O evento é resultado de uma parceria entre Vera e a Cia. Mulheres e Movimento, dirigida por Otilia Françoso.

A atividade contará com um espetáculo de dança espontânea baseado nos arquétipos do universo feminino presentes no conto Barba Azul, do livro Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés, e na linguagem artística de Vera. Durante a intervenção artística, parte do público será convidado a se tornar intérprete e cocriador da obra.

Público-alvo: Interessados em artes cênicas, artes plásticas e atividades culturais em geral.

Senac São Bernardo do Campo
Av. Senador Vergueiro, 400 – Centro
E-mail: sbcampo@sp.senac.br
Telefone: (11) 4336-7900
Data e Horário: 18/08/2016 das 19h30 às 21 horas
Preço: Participação gratuita.