Cotidiano

Como adotar uma criança em São Bernardo

Para quem mora em São Bernardo do Campo e tem interesse em participar do processo de adoção de uma criança, primeiramente, é necessário se inscrever para a adoção legal no Fórum localizado na Rua 23 de Maio, número 107, próximo à Avenida Kennedy, e retirar os papéis com as orientações sobre o cadastro.

Em seguida, o processo é dividido em três etapas. A primeira consiste em uma reunião no Grupo de Estudos e Apoio à Adoção (GEAA-SBC) realizada em sábados pré-agendados na Associação dos Funcionários Públicos, no Centro. O calendário está disponível no Fórum ou pode ser obtido pelo telefone (11) 4330-1878.

Após a participação na reunião do GEAA-SBC, os interessados receberão um certificado com a permissão para participar de um segundo curso no Fórum, em uma sexta também pré-agendada.

Por último, visitarão o Lar Pequeno Leão para conhecer crianças institucionalizadas, não exatamente disponíveis para adoção.

Ao final, após apresentados os documentos pessoais, deve-se  passar por uma avaliação psicológica e social, para então o Ministério Público e o Juizado da Infância emitirem um parecer favorável ou não ao cadastro dos pretendentes no sistema de adoção.

A relação completa com os documentos necessários e mais detalhes estão disponíveis no site do GEAA-SBC (clique aqui).

Compartilhe!