Memória

Ele foi um dos melhores prefeitos de São Bernardo

Vários são os nomes da política podem ser considerados importantes para o desenvolvimento e crescimento de São Bernardo do Campo, mas um em especial chama a atenção por ter sido o primeiro prefeito eleito pela vontade do povo. Trata-se do médico José Fornari que chefiou o executivo municipal entre os anos de 1948 e 1952.

Ele nasceu em 11 de outubro de 1908, na cidade de Monte Alegre do Sul, filho de Samuel Fornari e Laura Amaral. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Paraná e clinicou, inicialmente, em sua terra natal. Casou-se com Leonilda Morgante. Desse casamento nasceu, já em São Bernardo do Campo, Regina Helena Morganti Fornari.

Como prefeito, entre as obras de sua gestão, algumas parecem irrelevantes nos dias atuais, mas foram fundamentais para a organização da cidade que ainda mantinha “ares de interior”. Fornari iniciou a reforma da Praça da Matriz e a construção da Praça João Batista, no Rudge Ramos. Preocupou-se com o problema do calçamento e do abastecimento de água. Cuidou ainda do levantamento de cadastro mobiliário do município.

No campo da educação, construiu um ginásio, uma escola de comércio e um curso de madureza (nome dado ao programa de educação para jovens e adultos àquela época). Ergueu e aparelhou duas escolas municipais: a da Vila Baeta Neves e a do Batistini. Iniciou ainda a construção de mais duas unidades escolares: na Vila Gonçalves e no Rudge Ramos.

Segundo quem viveu aqueles anos, o prefeito e médico José Fornari, que faleceu em 8 de março de 1967, era um defensor dos interesses reais do município, amigo dos humildes e trabalhadores, e seu programa de governo estava repleto de melhoramentos para São Bernardo do Campo.

Fonte/Fotos: Blog da E.E. José Fornari e Seção de Pesquisa e Documentação (Memória) de São Bernardo do Campo.

Compartilhe!