Notícias Variedades

18ª edição do Undokai em São Bernardo

O Undokai surgiu no Japão por volta de 1880 quando foi declarada na constituição que os familiares deveriam se reunir nas escolas anualmente com o objetivo de se confraternizar. “Undô” significa esporte e movimento, e “Kai” é reunião em japonês. Porém, a melhor tradução para Undokai é gincana esportiva familiar.

Familiar porque participam desde as crianças que já sabem andar até o avô mais idoso. Esportiva porque envolve atividade física. Porém, nada de futebol, aeróbica ou outros esportes mais conhecidos no Brasil. As atividades são aquelas que servem mais para relaxar e se divertir como corrida do ovo na colher, cabo-de-guerra, e muitas outras. E gincana porque são distribuídos prêmios para os participantes.

O Undokai dura um dia inteiro. Bandeirinhas coloridas são estendidas por toda a extensão do campo e várias competições acontecem ao mesmo tempo. A festa chegou ao Brasil em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses. As atividades eram realizadas dentro do navio Kasato Maru como forma de passar o tempo durante a viagem do Japão ao Brasil.

Em São Bernardo do Campo, a próxima edição da festa será realizada neste domingo, dia 21 de agosto, a partir das 9h no Estádio Distrital José Nogueira dos Santos, localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina, 929, no bairro Nova Petrópolis. A entrada é gratuita.

O evento é organizado pela União das Associações Nipo-Brasileiras da cidade.


Vá de Uber e ganhe até R$ 40,00 de desconto em suas primeiras viagens pelo aplicativo. Saiba mais aqui.


Comente!