Variedades

Festa: Encontro celebra o aniversário de 103 anos de João Gava

A Seção de Pesquisa e Documentação de São Bernardo promove encontros mensais com memorialistas e moradores da cidade, antigos e novos, interessados na memória local.

É um momento para os participantes relatarem suas memórias, leituras e releituras dos momentos vividos no cotidiano da cidade, as quais compõem sua “memória coletiva”.

Os encontros objetivam contribuir para a identificação de documentos do acervo, indicação de novas fontes de pesquisa e de depoimentos para o banco de história oral da Seção de Pesquisa e Documentação.

O próximo, agendado para quarta-feira, dia 27, às 14h, será especial, pois celebrará os 103 anos de vida de João Gava, que atualmente mora em Santos, mas com grande parte de sua vida vivida nas terras que formam a Borda do Campo.

Nascido no antigo Bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos, Gava, viveu em São Bernardo até os 43 anos. Depois se mudou para Santos. Porém, volta todo mês ao Grande ABC para consultas com seu médico, em Ribeirão Pires. “Ele cuida da minha saúde há quase 50 anos”, conta o marceneiro, que dispensa acompanhante e faz questão de subir e descer a serra de ônibus todas as vezes.

Vitalidade, aliás, é o que não falta a ele. Mesmo aposentado, ainda mantém uma pequena oficina em casa para fabricação de objetos de madeira. “Faço cavaquinho, brinquedos e dou para as pessoas”. Além disso, Gava é historiador nas horas vagas, quando escreve curiosidades sobre a São Bernardo de antigamente.

A Seção de Pesquisa e Documentação fica na Alameda Glória, número 195, esquina com a Rua Jurubatuba. Informações pelo telefone 4125-5577.