Detran começa a usar câmeras e sensores em exame prático para evitar fraudes em SBC

O Detran de São Paulo começou a monitorar com câmeras e sensores nos carros os exames práticos para quem quer tirar a carteira de habilitação. A partir de agora em São Bernardo do Campo todos os exames para quem quer tirar carteira de motorista vão ser gravados e acompanhados, de longe, por outro agente do departamento de trânsito.

De acordo com a reportagem exibida nesta segunda-feira, pelo SPTV, as provas também não serão mais com os carros das autoescolas. E sim com os cinco carros do Detran, equipados com câmeras no painel, sendo uma virada pra frente e outra para trás. Câmera no teto, entre o motorista e o passageiro, e outra no vidro de trás e mais uma no retrovisor esquerdo.

O carro também estará cheio de sensores. Se o cinto de segurança não for colocado, se o carro morrer ou se a roda encostar na guia por exemplo, qualquer erro vai ser registrado no sistema do Detran e depois vai ser confrontando com o relatório do examinador da prova. O exame para quem quer tirar a carteira de moto também vai ser filmado.

Tudo isso pra evitar esquemas de vendas de habilitações no quais os instrutores pedem dinheiro pra evitar a reprovação.

O diretor de habilitação do Detran, Maxwell Vieira, disse que o novo sistema de monitoramento será implantando em todo o estado, mas ainda não há prazo.

Clique aqui para ver a reportagem na íntegra por meio da plataforma Globo Play.

Um comentário em “Detran começa a usar câmeras e sensores em exame prático para evitar fraudes em SBC