Famílias ocupam última área verde nos morros da Vila São Pedro, em São Bernardo

Desemprego e aluguéis com preços quase impossíveis de pagar. Esses são os principais motivos que levaram um grupo de mais de 50 famílias a ocupar um terreno no alto de um dos morros atrás da Vila São Pedro, em São Bernardo.

A ocupação aconteceu na madrugada do último sábado para domingo (02/10). O sonho da casa própria remete à história da Vila São Pedro, também remanescente de uma ocupação, e motivou os moradores a subir a ladeira debaixo de frio e chuva.

A Prefeitura de São Bernardo informou em nota que “a Secretaria de Habitação receberá esta semana uma comissão de moradores para tratar da desocupação da área e apoio às famílias”.

As famílias não são ligadas a nenhum movimento social. Passaram semanas avaliando o terreno e arquitetando a formação da ocupação.

“Aqui estava sem utilidade alguma. E todos nós estamos em uma situação complicada, muitos desempregados, outros não conseguem bancar o aluguel”, explicou um dos líderes do grupo, em entrevista ao site ABCD Maior.

Leia também:

19 comentários em “Famílias ocupam última área verde nos morros da Vila São Pedro, em São Bernardo

  • 7 de outubro de 2016 em 19:21
    Permalink

    Oportunistas! No fim de um mandato.
    Tem de ser retirados sem negociação, inclusive se causaram danos a flora, devem ser multados.
    Provavelmente nem são munícipes.

    Resposta
    • 13 de outubro de 2016 em 09:33
      Permalink

      Oportunistas?
      Você sabe o que cada família que está lá passa ou passou para tomar essa atitude?
      Você com certeza deve ter um vida maravilhosa, regadas de ostentação e raramente deve passar dificuldades.
      As famílias que estão lá não são vagabundos, apenas não tem a mesma facilidade que você teve de conseguir um lá, se trabalhar em uma boa empresa, ganhar o salário adequado para ter uma boa qualidade de vida.
      Então não julgue, não menospreze essas pessoas. Elas estão lutando para ter um lá, a área ocupada não é utilizada a mais de 30 anos, e não será!
      Então menos mimimi, se for para fazer comentários infelizes como esse, não perca seu tempo.. apensa reflita sobre as vida desas pessoas.

      Resposta
      • 13 de outubro de 2016 em 17:49
        Permalink

        Ė fato que essa invasão vai virar mais uma favela, mais violência, famílias de baixíssima instrução educacional, deslizamento de terra, gato de energia elétrica, água, ou seja, multiplicação de desgraças. A vila são Pedro é um modelo do que a política representa. Passando a mão na cabeça dos desprovidos. E outra coisa. Mais aulas de língua portuguesa para o pessoal. Afff

        Resposta
      • 13 de outubro de 2016 em 18:28
        Permalink

        Convida eles pra morar na sua casa. Já levou cestas básicas pra eles? Roupas? Pergunta o grau de instrução deles.

        Resposta
    • 13 de outubro de 2016 em 18:25
      Permalink

      Eles deveriam bater na porta do Lula e pedir pra morar no apartamento de alto padrão dele. E o museo do trabalho e do trabalhador, no centro? Custo: 21 milhões de reais, fora o desviado.

      Resposta
  • 8 de outubro de 2016 em 00:25
    Permalink

    SBC está se transformando em uma enorme favela … Pra onde se olha é isso … É fácil invadir não pagar nada depois ganhar um apartamento que no máximo em 5 anos é vendido pelos próprios ganhadores. Uma vergonha !!!!!

    Resposta
  • 8 de outubro de 2016 em 02:05
    Permalink

    Pode até ser que eles vá vender o apartamento se eles chegarem aganhar… mais nem todos. pois tem muitos que realmente precisa. o desemprego tá grande.. e só quem paga aluguel e quem sabe o quanto custa

    Resposta
  • 13 de outubro de 2016 em 14:29
    Permalink

    Na minha opinião o maior culpado e a prefeitura que não toma nenhuma providencia, eu moro ao lado desta ocupação e que percebemos que tem muitas pessoas invadindo e tem moradia e pior já tem traficantes comandando o morro para controlar o trafico de drogas. isso e uma vergonha estamos reféns destes maus caráter. tenho pena das famílias que não tem moradia , mas esse moro e inviável e altamente perigoso …e uma área de risco e não tem nenhuma infraestrura e um burro cagando na cabeça do outro. ACORDA PREFEITURA E DEFESA CIVEL.

    Resposta
    • 13 de outubro de 2016 em 14:44
      Permalink

      Me desculpa, discordo com você. Existem sim pessoas que necessitam de moradia lá, nem todas tem lar. Me explique qual é o fundamento de alguém sair da segurança da própria casa para ficar passando frio, tomando chuva para adquirir algo que não necessita
      Posso alegar com toda certeza que é mentira que existem traficantes por lá querendo tomar conta. Se quer tirar sua dúvida, vá você pessoalmente lá e veja com seus olhos a quantidade de idosos, pais de famílias, mãe de família e pessoas carentes que precisam estar lá. Mitresmo que seja apenas provisório, mas de uma forma ou outra a prefeitura e os demais órgãos terá que tomar providencia em relação a quantidade de pessoas que lá estão.. seja para dar auxílio ou para inseri-los em algum programa social.
      ANTES DE JULGAR, ANTES DE ACHAR ERRO DA PREFEIURA E DEFESA CIVIL, tenha mais conhecimento, procure saber mais o que está acontecendo.. não seja mais um zé povinho que quer

      Resposta
      • 13 de outubro de 2016 em 14:45
        Permalink

        jogar areia no sonho dos outros!

        Resposta
        • 17 de outubro de 2016 em 12:43
          Permalink

          São todos oportunistas, e fim de papo.ir trabalhar na Rossa e ir para o interior, ninguém ,vai mamar nas tetas da tia Dilma, seus oportunistas

          Resposta
          • 24 de outubro de 2016 em 09:15
            Permalink

            Tem alguém ai que mora na vila são pedro ?????,porque para quem não sabe à 30 anos atras ivandiram a vila são pedro , só tinha morro ,mato e não tinha luz nem algua encanada ,depois pucharam gato de luiz ,e depois de muito tempo que chegou agua encanada,então não so a favor de envasão,mas quem mora na vila são pedro também são invasores,quem não se lembra do geraldo da sede
            Que foi ums dos primeiros que invadil a vila são pedro e ainda vendia

            Os lotes de terra,para as familias que não tinham aonde ,morar e montaram varios barracos ,fora os bandidos que comadava a vila são pedro,tinha que pagar para eles todo mês porque se não aparecia morto.

  • 26 de outubro de 2016 em 12:51
    Permalink

    procure ir em umas das nossas reuniões e verá a organizarão e a decência das famílias que se encontrão lá
    vim lendo e analisando os comentários mentirosos e fartos de calunia.Quem se encontra nesta ocupação são pessoas e famílias realmente necessitadas e as pessoas que estão subindo simplesmente por interesse de conquistar bens estão sendo avaliados e cortados da invasão.
    não podemos dizer que lá esta vivendo bandidos e virando um grande comercio de droga,porque quem esta passando este tipo de informação que prove,não posso dizer algo sem provas só lê convido caro amigo a subir a ocupação e conhecer realmente quem esta lá,porque tenho a certeza que essa informação veio da sua pequena cabeça vazia de informação e com grande fertilidade
    não são pessoas oportunistas são apenas pessoas necessitadas que não estão unidas a nenhum movimento sem teto
    amigos só peso que visite a invasão e serão muito bem acolhidos lá,para conhecer o que eles estão reivindicando
    e muito fasio vcs serem enganados por fatos mentiras historias antigas sobre ocupações e pela sua pro pia cabeça fechada para novas informações que cria essas opiniões mirabolantes

    Resposta
      • 9 de novembro de 2016 em 09:52
        Permalink

        Oportunistas? Aproveitadores? Aqueles que expressão essas perguntas são um tremendo babacas! Olhem ao seu redor pessoas estão lutando para conseguir um lugar para morar e um pouco de dignidade em um país onde a desigualdade paira como se fosse CO2( prejudicial a saúde). Porque em vez de opninar críticas negativas, não procuram pesquisar mais sobre o assunto e ver o lado das pessoas que muitas vezes não tem nem ao menos o que comer. Estão lutando, se movendo!

        Resposta
        • 10 de novembro de 2016 em 22:29
          Permalink

          Já pensou onde vão jogar as terras que estão cavando para construir esses barracos !!!! Pense que está terra pode descer ocasionar um enorme deslisamento e causar muitas mortes e danos as pessoas que estão na parte baixa.

          Resposta
  • 9 de novembro de 2016 em 10:00
    Permalink

    CONCORDO plenamente com você!!!!

    Resposta