Carnê da discórdia: moradores protestam contra cobrança de ISS em São Bernardo

A Prefeitura de São Bernardo do Campo enviou pelos Correios, há alguns dias, um lote de carnês com a cobrança do ISSQN – Construção Civil. O imposto é cobrado do dono do imóvel sob o argumento de que ele contratou serviços de construção civil de terceiros sem a necessária documentação fiscal. Nesses casos, a Lei Municipal transfere para o dono da obra a responsabilidade pelo recolhimento do imposto.

A cobrança gerou indignação entre os moradores da cidade que estão organizando uma manifestação a ser realizada na Câmara Municipal, na próxima quarta-feira, dia 9 de novembro, às 9h, horário de início da sessão ordinária, justamente para exigir uma posição dos vereadores a respeito do tema.

O prefeito eleito, Orlando Morando (PSDB), quando questionado sobre o assunto, em uma de suas transmissão ao vivo pelo Facebook, alegou que não pode fazer nada antes da posse, no dia 1º de janeiro. Morando também criticou o envio dos carnês após as eleições no que chamou de uma ação premeditada por parte do atual prefeito, Luiz Marinho (PT).

O vereador Julinho Fuzari (PPS), por meio de sua página no Facebook, sugeriu aos seus seguidores que não efetuassem o pagamento do carnê, indicando ao novo prefeito a criação de um projeto de lei para anistiar a dívida do ISS. Com o texto aprovado pelo Legislativo, o assunto estaria encerrado.

Enquanto uma decisão final sobre o tema não é tomada, o único caminho apresentado no momento para quem tiver dúvidas sobre a cobrança, ou não concordar com a mesma, é procurar os postos de atendimento da Rede Fácil e tentar solucionar a questão.

Leia também:
Prefeitura de São Bernardo emite nota a respeito dos carnês de ISS
População de São Bernardo se mobiliza contra ISS; Prefeitura silencia diante das reclamações
Marinho critica quem não quer pagar carnê de ISS

Leia também:

62 comentários em “Carnê da discórdia: moradores protestam contra cobrança de ISS em São Bernardo

  • 7 de novembro de 2016 em 12:45
    Permalink

    Isso é um absurdo, é uma tamanha falta de ética . O desemprego assola a todas as famílias, crise na economia, roubo, fraude , é o que estamos presenciando por parte daqueles que deveriam representar o povo brasileiro com justiça estão fazendo ao contrário. Agora esse abuso de poder, cobrando algo que não temos condição de pagar….pagar como eu lhes pergunto…..estamos se esperança quanto a aposentaria, nossos filhos e chefes de família estão sem ou em vias de perder seus empregos. Gente …. O POVO TEM QUE SE REUNIR E PEDIR ANISTIA SIM….TEMOS QUE NOS MOVIMENTAR PARA UMA CAUSA JUSTA. CHEGA DE ABUSO , CHEGA DE ROUBO.

    Resposta
    • 8 de novembro de 2016 em 19:13
      Permalink

      Olá Pessoal, hoje eu passei na Rede Fácil – Centro de SBC, Primeiramente aquilo não deveria ser chamado de Rede Fácil e sim de Rede Burocrática e Super Demorada, já começa por ai. Você leva 3 horas para ser atendido, isto é, uma falta de respeito com o povo de São Bernardo. Talvez os Petistas de Merd@s não saibam disso. Pois bem, perguntei a atendente porque eu deveria pagar o ISS? ae ela explicou por motivos de construção na área… vamos supor, se colocou um telhado ou cobertura imposto em você, agora vem o mais impressionante, vamos supor que você tem um quintal aberto, e construiu uma casinha para o seu cachorro, o ISS da construção civil vai te mandar imposto pra você pagar a casinha do seu cachorro, é brincadeira? Não é eu que estou falando, foi a própria atendente da Rede “Fácil”. É UM ABSURDO! E por último perguntei para ela que base de cálculo foi feito para criar esse imposto? Ela não soube me responder, disse que eu poderia reaver o valor e seria analisado pela secretaria de finanças…. POIS BEM, UMA FALTA DE RESPEITO COM OS MORADORES DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. SERÁ QUE OS PETISTAS DE MERD@S SABEM DISSO??

      Resposta
      • 9 de novembro de 2016 em 19:51
        Permalink

        Vc passou lá e aí. .conseguiu prorrogar o prazo ou algo do gênero? Ou vai ter mesmo que pagar?

        Resposta
        • 9 de novembro de 2016 em 23:53
          Permalink

          Olá Leandro, vou responder sua pergunta. Eu não pude ficar lá por muito tempo, porque a unidade central da Rede Fácil que fica localizada na praça samuel sabatine, te fazem esperar durante 3 horas, para ser atendido, é um absurdo e ao mesmo tempo uma falta de respeito com os moradores de são bernardo do campo. Mas pelo que eu sei é que você pode entrar com um pedido para reaver o valor do seu ISS da Construção Civil com a Secretaria de Finanças, esse prazo demora cerca de 3 meses, para o parecer final. Se nesses 3 meses eles entenderem que o valor esta correto você terá que pagar as 3 parcelas duma vez só na data correspondente. Também disse para a atendente se cobraria juros, ela disse que talvez tenha uma correção, mas não soube me dizer com 100% de certeza. O que me deixa indignado é que não se sabe ao certo a base de cálculo desse imposto. Como te disse que no meu caso foi construído 20 metros quadrados e o meu ISS foi pra quase 800 reais, mais caro que o meu próprio IPTU. Segundo Julinho Fuzari a alíquota de 2,5% foi para 5% no valor da construção. Mas ninguém nem a prefeitura sabe ao certo de quanto foi a obra de cada pessoa, foi na base do famoso chutão. Tem gente ae que construiu por conta própria como se tivesse feito por terceiros. É incrível como o prefeito não pensou nisso. POR ISSO É UM ABSURDO COBRAR ESSE ISS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, CADA CASO TEM VÁRIAS DIVERGÊNCIAS DE MORADORES, fora daqueles que já estão prescritos a mais de 5 anos. Não é improbidade administrativa como eles alegam, eles estão forçando o povo a pagar esse ISS pra poder fechar as contas.

          Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 13:26
    Permalink

    Construir sem pagar o devido imposto todo mundo quer. O povo reclama de tudo mas não mexe uma palha para as coisas melhorarem, um povo hipócrita, julga quem rouba e faz o mesmo ao sonegar os impostos, a não devolver o troco correto, ao tentar passar algo a mais do que comprou, ao furar uma fila, ao estacionar em vaga especial.
    Quando são cobrados devidamente, a culpa é sempre de outro!
    País da hipocrisia.

    Resposta
    • 7 de novembro de 2016 em 13:43
      Permalink

      Sem pagar o devido imposto??? eu pago IPTU,e estou sendo cobrada uma coisa que é apenas um telhado,o qual foi feito a uns 3 anos atrás,e o cara está alegando que eu construí 194m²??? Onde está a minha sonegação de impostos???? Porque a prefeitura não vem multar o esgoto a céu aberto a pelo menos 2 anos na minha rua,pois cansei de ir na sabesp e na rede fácil reclamar???? Hipócrita é vc!

      Resposta
      • 7 de novembro de 2016 em 14:02
        Permalink

        Se você construiu um telhado tem que pagar imposto sobre o serviço, isto está na lei, a partir do momento que você não paga só porque é um telhado e foi construído há 3 anos atrás você passa a ser uma sonegadora como qualquer outro. Então só porque foi um telhadinho há 3 anos a Prefeitura tem que perdoar? É ai que está a hipocrisia, reclama daquele que faz errado, mas para você a falta de pagamento do imposto sobre a construção do seu telhadinho não significa nada.

        Resposta
        • 7 de novembro de 2016 em 20:26
          Permalink

          Bom se eu sei uma coisa que a gente paga imposto sob a área construída,ano passado triplicaram o meu IPTU.eu paguei agora eu tenho que pagar mais que o triplo do valor sendo que meu imóvel não está pronto e não tem planta ,pela própria prefeitura a minha residência conta como área em construção e ai como posso ser penalizado por uma coisa que nem está pronta reponde ai sabichão.

          Resposta
        • 8 de novembro de 2016 em 11:35
          Permalink

          Mostre me aonde tá essa lei mas específica ela por favor

          Resposta
        • 8 de novembro de 2016 em 12:16
          Permalink

          rapaz tu dever ser um politico né não, não basta a roubalheira,???? e o telhadinho fui eu quem fiz, e meus impostos foram pagos

          Resposta
      • 8 de novembro de 2016 em 09:43
        Permalink

        Eu aqui no tupa e nos findos veio um absurdo estou indignada agente tem casa mais não é fã gente e da prefeitura.. .só fechei com vidro e veio um valor muito alto e revoltante e agora chega o iptu

        Resposta
    • 7 de novembro de 2016 em 16:21
      Permalink

      tem e que se ferrar e todo mundo e .

      Resposta
    • 7 de novembro de 2016 em 16:41
      Permalink

      isso mesmo!
      concordo.

      Resposta
    • 8 de novembro de 2016 em 02:06
      Permalink

      O aumento do imposto já vem no IPTU, agora porque inventar mais um imposto? Suspeito não acha? Hipocrisia é cobrar imposto encima de outro imposto.

      Resposta
    • 8 de novembro de 2016 em 06:41
      Permalink

      Vc Paga Impostos? EU pago TODOS… Agora se quem realizou a prestação de serviço de construção Civil não recolheu seus devidos impostos, o DONO do imóvel não deve ter essa responsabilidade..
      Se imagine…. VC ABASTECE seu carro de combustível por 5 anos… um dia você recebe um carne com o imposto não recolhido pelo posto de combustível!!!!!
      Acorda amigão…

      Resposta
    • 8 de novembro de 2016 em 11:32
      Permalink

      a me poupe né ou vc é podre de rico ou também ta se beneficiando desse dinheiro que estão roubando de pessoas de bem hipocrisia é ouvir uma asneira dessa! mais imposto que a gente paga impossível ! atrasa um iptu pra ver o juro dessa merda!

      Resposta
    • 8 de novembro de 2016 em 17:43
      Permalink

      Muda da país ,da as caras ,não se esconde ,,,,,estamos falando de ISS jumento,,,não estamos falando de IPTU não.
      O Povo paga IPTU,,IPVA e não ISS o povo é pessoa física jumento

      Resposta
    • 8 de novembro de 2016 em 21:32
      Permalink

      Qual parte vc quer dizer de “pagar devidamente” ….onde não a base de cálculo sobre o imposto, esse valor só será cobrado nas periferias, um imposto no qual foi feito a cobrança em cima de que base????
      Se verificar no jornal do município verá uma imensa lista de valores desiguais….há casas na rua que moro com valores totalmente diferente e construções com metragem iguais!!!!
      Isso é ser justo????

      Resposta
    • 8 de novembro de 2016 em 22:05
      Permalink

      Você não tem a menor idéia do significado de ISS, ou seja, Imposto sobre Serviços, antes de falar absurdos como o dito agora e muito provavelmente ser mais um desses petistas que deixaram a cidade e o País na atual situação, entenda que a responsabilidade pelo pagamento sempre foi do prestador que foi pago pelo serviço.

      Nesse caso específico, como a Prefeitura não foi capaz de cobrar do prestador optou por onerar o contribuinte.

      Portanto, antes de vir aqui ou em qualquer outro espaço destilar esses absurdos baseados no ódio pela raça humana que caracteriza todos esses hipócritas pseudo comunistas, vá estudar sobre o fato gerador de tributos e a respectiva responsabilidade.

      Resposta
    • 11 de novembro de 2016 em 09:05
      Permalink

      olha ae os petralha tentando defender dos rombo na prefeitura sbc eu pago 187mts de constução e não tenho nem 100mts construido como eles não mandaram o desconto ou a diferênça no meu imposto quanta vezes ja fui na prefeitura so perca de tempo sem contar com o esgoto que eles cobrarm na conta de agua sem ter? alem dos petralhas meter a mão grande nos contrbuinte ainda vem crítica ipócríta são vocés seus bandidos.

      Resposta
    • 11 de novembro de 2016 em 18:24
      Permalink

      Você o Permalik deve ser muito puxa saco deste prefeito corrupto . Você não se envergonha não ?

      Resposta
      • 11 de novembro de 2016 em 18:37
        Permalink

        Concordo com o Jose Luiz este sujeito que se identifica como 1111 É tremendo idiota que entra aqui nos comentários para falar asneiras . É outro comedor de pão com mortadela do PT tomem vergonha na cara

        Resposta
    • 14 de novembro de 2016 em 23:55
      Permalink

      Então, eu já trabalhei no departamento fiscal de uma empresa e lá eu trabalhava com NFS – e, e sei como funciona o ISSQN. Funciona assim, se uma pessoa quer construir uma garagem por exemplo e pra isso ela contrata uma construtora (que tenha CNPJ, ou seja, tem que ser uma empresa devidamente registrada), quando a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica vier, o ISS já estará imbitido no valor da nota. Agora se a pessoa por exemplo tem um vizinho/ amigo que é pedreiro, ou ela mesma sabe construir e faz, isso é dada como uma prestação de serviço informal, porque esse pedreiro não faz parte de uma empresa registrada com CNPJ, portanto não se gera NFS – e, nem se recolhe imposto, você só paga o que o pedreiro estabelecer. Então a prefeitura está muito errada em cobrar imposto onde não deve.

      Resposta
    • 23 de novembro de 2016 em 14:06
      Permalink

      Se você acha que as pessoas que receberam essa cobrança e estão lutando pelos seus direitos, são sonegadores e hipócritas. Porque você não vai na prefeitura e paga os quarenta e sete milhões , eu contrato um prestador de serviço, eu não vou questioná-lo se ele paga isso ou não isso é competência do municipio ,sobre ser oportunista. Eu duvido que você morando no brasil segue as regras. Hipocrisia é sua que fez esse comentário e esse país é hipócrita por causa de pessoas como você

      Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 16:12
    Permalink

    Boa tarde
    esta pessoa que se identifica com 1111 não sei porque esta falando essas coisas, pois a primeira coisa que ela devia fazer era se identificar , anonimo escreve qualquer coisa se nao se identifica esta levando algum, pois so este cara e certinho, isso impossível ,quando a pessoa critica e por algum motivo, quem defende esta do lado que acha que he certo este tipo de atitude
    (só uma coisa quem não deve não teme)

    Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 16:24
    Permalink

    gostei e melhor ter dito de covarde . tem que mostrar a cara covarde brasil ja ta cheio de jente que fala demais.

    Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 16:40
    Permalink

    Filho casa,. faz “puxadinho”..e pagar que é bom, ninguém quer.
    Atualmente até quem mora em apto (eu) tem que apresentar documento
    pra fazer qualquer tipo de reforma, devido a tantos acidentes em serviços mal feitos,
    sem autorização de um engenheiro e da prefeitura.
    E tudo se paga.
    Puxadinho é a mesma coisa.

    Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 16:44
    Permalink

    Sem falar que,se vc atrazar qualquer tributo aqui em sbc vc vai pra cartorio isso mesmo a prefeitura te manda pra cartorio srs vereadores vcs acham certo protestar o seu eleitor pensem nisso

    Resposta
    • 7 de novembro de 2016 em 17:41
      Permalink

      Não estão contentes corja de bandidos . Tem que serem todos fuzilados principalmente este bandido que si chama de Luiz marinha . 0 que vem do PT e isso mesmo . Bandidos . Bandidos

      Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 17:39
    Permalink

    Eu sou muito burra mesmo. Então peço que me esclareçam. Se eu tenho meu quintal que está aberto pronto pros anjos que invade me rouba muitas vezes há estupro sé chamar alguém pra cobrir me deixar com um pouco de segurança eu sou sonegadora? Então a prefeitura agiu da mesma forma comigo. Abriu uma baita buraco estragou minha calçada deixou aberto danificou minha grade Porque houve infiltração onde criou uma barriga, foi aberto um processo adm. Onde ninguém veio concertar, ou sequer vieram me falar dane-se munícipe. A prefeitura tudo pode? Onde está o respeito com quem paga mais de novecentos tipo de impostos. Que o mundo sabe que o Brasil é o primeiro e o mais caro em cobrar impostos? A prefeitura vai deixar com o dobro de arrecadação de quando pegou?

    Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 17:42
    Permalink

    Vamos quebrar a prefeitura

    Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 19:00
    Permalink

    Absurdo. ..Parabéns ao site pela informação pois pouco sabemos sobre o assunto…gente dia 9 bora lá.

    Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 19:19
    Permalink

    Quer dizer que se eu mesmo fizer alguma modificação, sem necessariamente aumentar a área construída terei que pagar imposto para a prefeitura? Isso é um assalto!

    Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 20:13
    Permalink

    isso é uma safadeza mesmo porque não mandaram esses carnes antes da eleição agora quero ver esses vereadores se vão realmente lutar pelos seus eleitores PT uma farsa agora estão realmente mostrando porque afundaram o brasil e muitas empresas fecharam graças ao PT ainda bem que esse partido não ganhou parabéns prefeito o povo vai lembrar disso se vc concorrer a algum cargo

    Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 20:48
    Permalink

    Pessoal o pessoal vamos puxar a carroça todos juntos pra mesma direção,vamos até a prefeitura levar nossa insatisfação dia 09/11/2016 as 8;00 e pedir uma audiência com os vereadores que lá provavelmente estarão ai sim é possível chegar a algum lugar esse disse me disse no Facebook não leva a lugar nenhum,vamos mostrar a real situação em que se encontram todas as famílias da região, vamos sensibilizar os políticos da nossa cidade que não é assim que se faz política não é jogando nas costas da população que ja não aguenta mais tanta humilhação, tantos impostos pois não foi nós cidadões São Bernardense que levou as empresas da região a situação em que elas se encontram hoje e que estamos todos nós poderemos fazer diversas sugestões para melhorar nossa cidade de forma que todos saiam ganhando afinal de contas São Bernardo é nossa casa ,não é possível que nossos políticos não venham entender que nós que os elegemos sejamos tão ignorantes a ponto de elege los e que não saibamos cobra los quando necessário então até dia 09/11 no paço Municipal unidos,organizados e em paz a uma só vós povo unido jamais será vencido acreditem!!!!!!.

    Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 21:53
    Permalink

    Não a sentido cobrar esse imposto, já que no próprio IPTU o valor já vem com aumento. A impressão que passa que a prefeitura de são bernardo do campo quer cobrar imposto encima de imposto. Absurdo !

    Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 21:56
    Permalink

    Vdd , eu fui na rede fácil nada resolvido, informam q tem que pagar. Vamos todos reunir e resolver isso em frente à prefeitura.

    Resposta
  • 7 de novembro de 2016 em 22:14
    Permalink

    Também não concordo com essa cobrança, Sr. Luiz Marinho, os gastos feitos durante sua gestão, passaram dos limites e agora, no fim do seu mandato, sem concluir as obras iniciadas, com os impostos já ´pagos durante o ano, quer ainda esfolar a todos ? Quer cobrir as dívidas da sua gestão ? Os desempregos chegaram a volumes absurdos, os munícipes estão procurando alguma forma a mais para se sustentar e sem perspectivas nenhumas para conseguir uma melhora na renda….A nossa cidade está quebrada e não pelos munícipes e sim pela má gestão do nosso dinheiro….
    Também estarei, no dia 09 próximo, protestando quanto a isso.
    Quando gerimos mal nossas finanças, arcamos com nossas responsabilidades, agora se nosso dinheiro dos impostos, foram gastos e não foi o suficiente, temos também que arcar com estas despesas ?
    Eramos o município dos mais arrecadadores do Brasil e agora que fizeram com que os desempregos chegassem a limites insuportáveis, não temos mais de onde tirar ou dar “um jeitinho” e o senhor está tentando nos enfiar guela abaixo ?
    Seu partido (PT) acabou com o país, chega de cobrança aos São-bernardenses…e ao povo que mostrou nas urnas a insatisfação….estamos INDIGNADOS….BASTA !!!

    Resposta
    • 8 de novembro de 2016 em 22:20
      Permalink

      Concordo plenamente com tudo que meu colega Antonio escreveu e assino embaixo,o PT teve o que mereceu eles querem enfiar a conta da má gestão em nossos bolsos não podemos permitir isso de maneira nenhuma vamos até o paço Municipal cobrar das autoridades competentes esse absurdo de imposto que querem cobrar descabidamente ,vamos dar um basta nessa politica podre na paz,com inteligencia só assim seremos ouvidos e respeitados como verdadeiros cidadões chega de tanto roubo queremos uma prefeitura atuante que seja comprometida com seus munícipes vamos a luta.

      Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 07:01
    Permalink

    pago meus impostos todo ano e sempre com aumento… reclamo mais pago!mais este carnê é fim da picada

    Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 09:06
    Permalink

    ESSE PT E UM BANDO DE LADRÕES, ISSO E UM ROUBO

    Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 09:14
    Permalink

    PT a última tacada para roubar nosso suado dinheiro, o cara é tão safado que só lançou a cobrança após as eleições

    Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 09:51
    Permalink

    Pelo que eu entendi, querem cobrar o iss porque contratei um terceiro para fazer minha casa, que paguei pelo serviço e o contratado não recolheu o imposto e aí eu tenho que pagar, só podia ser o PT

    Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 10:11
    Permalink

    Sempre vai haver um otário defendendo enqunto todos tomam no rabo…povo babacas…

    Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 15:39
    Permalink

    Isto é uma pouca vergonha cobrar mais impostos , já não chega o que roubaram da população , eles devem querer tirar mais dinheiro do povo porque estão com raiva que o PT praticamente esta extinto no território Brasileiro . E tem mais está tal de rede fácil não tem nada de fácil não é outra pouca vergonha que inventaram para umas pessoas inúteis que trabalham lá tempos atrás fui atrás de um recurso para multas de trânsito , e fui julgado ali mesmo por uma das funcionárias que ganha do meu é seu dinheiro , que ja havia perdido , sem sequer nem recorrer da multa consegui . Quanto ao cidadão acima que está defendendo a prefeitura deve ser farinha do mesmo saco .

    Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 17:48
    Permalink

    vamos todos para a prefeitura amanhã as 9h na sessão e vamos exigir nossos direitos de cidadão,,,deixa esse pessoal que nem se quer se identifica pra lá,,não merecem nossas respostas

    Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 18:38
    Permalink

    Esse cara que diz que tem que pagar é um parasita socialista petista do caralho vamos juntar e levar todos ps imposto s pra ele pagar já que pra ele é muito bom.

    Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 19:07
    Permalink

    Olá Pessoal, hoje eu passei na Rede Fácil – Centro de SBC, Primeiramente aquilo não deveria ser chamado de Rede Fácil e sim de Rede Burocrática e Super Demorada, já começa por ai. Você leva 3 horas para ser atendido, isto é, uma falta de respeito com o povo de São Bernardo. Talvez os Petistas de Merd@s não saibam disso. Pois bem, perguntei a atendente porque eu deveria pagar o ISS? ae ela explicou por motivos de construção na área… vamos supor, se colocou um telhado ou cobertura imposto em você, agora vem o mais impressionante, vamos supor que você tem um quintal aberto, e construiu uma casinha para o seu cachorro, o ISS da construção civil vai te mandar imposto pra você pagar a casinha do seu cachorro, é brincadeira? Não é eu que estou falando, foi a própria atendente da Rede “Fácil”. É UM ABSURDO! E por último perguntei para ela que base de cálculo foi feito para criar esse imposto? Ela não soube me responder, disse que eu poderia reaver o valor e seria analisado pela secretaria de finanças…. POIS BEM, UMA FALTA DE RESPEITO COM OS MORADORES DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. SERÁ QUE OS PETISTAS DE MERD@S SABEM DISSO????

    Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 19:37
    Permalink

    isso e revoltante, mesmo pois o pai de família deixa seu final de semana de descanso para reformar ou construir sua casa com seus próprios esforços , para depois vir uma autoridade usando do seu poder para tirar da boca do seus filhos o alimento de cada dia, sendo que a maioria ainda nem mesmo deu acabamento em suas residencias por falta de condições financeiras sendo que esse valor daria para pelo menos comprar parte dos materiais para finalizar suas humildes residencias…
    isso e realmente coisa do PT que se diz estar ao lado do povo, que vem na calada da noite fazer uma vergonha dessa plenitude, fora PT e que nunca mais volte..

    Resposta
  • 8 de novembro de 2016 em 19:48
    Permalink

    Sim, cobrimos uma área e pagamos no IPTU. Veio o carne do Iss sobre o serviço prestado, certo? Mas, foi o meu pai que com suas próprias mãos, colocou as telhas nessa cobertura…
    Ele vai pagar um imposto do próprio serviço? Ele é funcionário da prefeitura? Ele terá benefifios a receber?

    Resposta
    • 8 de novembro de 2016 em 20:43
      Permalink

      Se você construir a casinha para o seu cachorro, para defender sua casa contra os bandidos que o prefeito não consegue dar conta, o prefeito prefere criar um imposto chamado ISS da construção civil para você pagar o imposto que você fez para a casinha do seu cachorro. Quer coisa mais absurda do que isso? o meu IPTU de 2016 veio o dobro por causa dessa área construída (coisa de 20 metros quadrados), e não contente o prefeito que arrancar mais dinheiro dos moradores de são bernardo do campo criando impostos ABUSIVOS. Faliram com o País, faliram com os municípios, essa é a administração do PT, e quem acaba se ferrando com tudo isso é sempre o contribuinte. Roubam até dizer chega e a gente que paga o pato.

      Resposta
  • 9 de novembro de 2016 em 12:48
    Permalink

    Vocês viram o que foi decidido na câmara de são bernardo do campo hoje?

    Agora sim.

    Resposta
    • 9 de novembro de 2016 em 13:37
      Permalink

      o que foi resolvido?

      Resposta
  • 11 de novembro de 2016 em 11:41
    Permalink

    Olá pessoal,moro no bairro Alves Dias e também estou indignado com essa cobrança ,pois eu mesmo que cobri o espaço da minha garagem que era descoberto,com um total de 31m². E o IPTU acrescentou 46m², e esse IPTU de 2016 veio muito alto em relação a 2015, e o meu carnê de cobrança veio no valor de 4.110 reais. É um absurdo,não concordo com isso e ainda não sei o que irei fazer, pois não posso deixar de pagar a escola e faculdade das minhas filhas.

    Preciso de mais informações, se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.
    Um abraço a todos!

    Resposta
    • 15 de novembro de 2016 em 10:02
      Permalink

      Deixe de idolatrar o estado , é a primeira coisa a se fazer , segundo espalhe a ideia , odeie o estado , pois não diferenca entre um bandido entrando na sua casa e levando coisas conquistadas e o estado , até há o bandido geralmente rouba uma vez o estado é a vida toda . Sim amigo a única solução ao estado e desobediência civil em massa ou sofrimento escravizado até o fim da vida .

      Resposta
  • 11 de novembro de 2016 em 17:11
    Permalink

    Prezados moradores de São Bernardo do Campo, boa tarde.

    Não vou me alongar no assunto, mas é possível anular o lançamento deste imposto judicialmente.

    Procurem um Advogado, de nada adiantará reclamar aqui e discutir com as pessoas que fizeram algum comentário.

    Abraço.

    Resposta
  • 11 de novembro de 2016 em 18:09
    Permalink

    Não comentei um ponto.

    É possível anular o lançamento quando o proprietário do imóvel efetuou a edificação, se houve contratação de alguém para lhe prestar o serviço o imposto é devido. Mas, é possível discutir o valor cobrado judicialmente. Pois, como o fiscal não teve elementos para a base de cálculo do imposto, ele arbitrou o valor a ser pago.

    Procurem um Advogado especializado em Direito Tributário.

    Abraços.

    Resposta
    • 15 de novembro de 2016 em 10:05
      Permalink

      Hahahhaha que conselho , agora vamos lá já pagamos 50 do nosso trabalho em impostos , uma parte os bandidos levam , outra parte seguradoras , agora vamos contratar advogados para ir contra o roubo da maior gangue que existe o estado , que será julgado por um juiz do estado , hahahhaha comico para nao ser trágico. Como as pessoas ainda acreditam nesse sistema .? Não pessoas mesmo ou zumbis ?

      Resposta
  • 12 de novembro de 2016 em 06:44
    Permalink

    Por um acaso os moradores que vivem em área invadida e em comunidades como vila São Pedro por exemplo, eles querem sua maioria votam no PT pagam algum imposto?
    Fui na rede fácil hj cedo, no meu caso foi feito um pequena cobertura no quintal e me cobraram 27mts de construção… É quem fez esta cobertura foi o antigo morador que vendeu a casa pra mim…. ABSURDO EU TER QUE PAGAR

    SOLUÇÃO : NUNCA MAIS VOTEM NOS FDP DO PT

    Resposta
  • 24 de novembro de 2016 em 23:01
    Permalink

    Ninguém falou mais nada sobre este carnê. Teremos que pagar de qualquer jeito. Políticos seja ela da situação ou da oposição são todos farinhas do mesmo saco. Os políticos só trabalham para os seus interesses, mas para o povo NADA! é só bucha! Mas quando vem as eleições os políticos saem igual baratas do esgoto, pedindo o seu voto, para depois extorquirem os moradores de são bernardo do campo..

    Resposta
  • 25 de novembro de 2016 em 08:03
    Permalink

    E ENTÃO, AQUI ESTAMOS NÓS SEM SABER SE EFETUAMOS O PAGAMENTO OU NÃO?
    DE QUALQUER FORMA, SOMOS NÓS, O POVO QUE IREMOS PERDER.
    SE NÃO PAGARMOS NO VENCIMENTO, TEREMOS A COBRANÇA EFETUADA COM TODOS OS ENCARGOS QUE OS ÓRGÃOS PÚBLICOS COSTUMAM COLOCAR EM CIMA DE ATRASOS.
    SE PAGARMOS E ISSO FOR ANESTIADO, SABEMOS QUE O RETORNO DESSE VALOR NUNCA MAIS SERÁ DEVOLVIDO.
    COMO O IMPOSTO COBRADOS NOS ANOS 80 SOBRE VEÍCULOS NOVOS E GASOLINA.
    PARA ONDE CORRER?????

    Resposta