5 coisas que os super-heróis ensinam sobre finanças

Disciplina, transparência, paciência e planejamento são algumas das características necessárias para conseguir juntar dinheiro e se tornar um investidor. O educador financeiro Robinson Trovó , criador da Trovó Academy , destaca como é possível se inspirar nos super-heróis para melhorar as finanças. “Alguns desses personagens têm qualidades que fariam com que eles fossem excelentes investidores ”, conta.

Wolverine: sem medo do que os outros pensam
Trovó alerta que muitas pessoas não conseguem economizar dinheiro porque se preocupam em se mostrar para as outras pessoas. “Ter sucesso é gastar menos do que você ganha, e não mostrar um carro importado aos amigos”, destaca. Por isso, o super-herói Wolverine, famoso nos quadrinhos e no cinema, é um ótimo exemplo para deixar de gastar com o que só vai servir para ostentar. “Ele faz o que bem entende e o que acha melhor, sem nunca se importar que os outros o vejam como um maluco”.

Professor Xavier: paciência e longo prazo
O líder dos X-Men é muito sábio e consegue agir com calma e tranquilidade, sempre olhando para os alunos e pensando no futuro deles. Suas atitudes não são focadas no imediatismo, e sim no médio e longo prazo, sempre com muito planejamento. “Quando você faz um investimento , é como o Professor Xavier investindo em um de seus alunos: sempre com paciência e sem ir além do que é possível fazer no momento”, explica o educador financeiro, que ensina a não dar um passo maior que as pernas.

Superman: transparência e verdade
Uma das características mais importantes do Superman é que ele não mente nunca. Comprometido com a verdade, ele é extremamente transparente. “Isso precisa ser um esforço contínuo de quem quer ser investidor, especialmente no momento de economizar e sair da dívida”, destaca Trovó. Se a ordem é economizar, é preciso ser sincero com a família em vez de esconder a verdade. “E o mais importante: seja sincero com você mesmo, e admita quando não for possível ter um gasto acima do seu orçamento”.

Homem-Aranha: a vitória vem aos poucos
Trovó destaca que o personagem Peter Parker possui uma sabedoria muito importante: a vitória é construída aos poucos. “Como o Homem-Aranha tem que conciliar o trabalho de super-herói e de fotógrafo, ele sabe que suas conquistas serão alcançadas aos poucos ”, explica. Segundo Trovó, no mundo das finanças é preciso saber que tanto o investimento quanto o hábito de poupar trazem benefícios conquistados pouco a pouco.

Viúva Negra: coragem e disciplina
Muitas pessoas acham que não estão preparadas para investir ou se convencem de que não vão encontrar a independência financeira , mas o educador incentiva a todos. “Qualquer um pode ser um investidor, basta ter a iniciativa de começar e a disciplina de tomar as atitudes necessárias”, explica, reforçando que nunca teve muita habilidade com números, e mesmo assim conseguiu se destacar. Esta percepção pode ser inspirada na Viúva Negra, heroína que faz parte da equipe dos Vingadores sem ter qualquer superpoder. “Ela teve a coragem de lutar contra os vilões e a disciplina de aprender luta, e mesmo sem uma armadura ou habilidades especiais, ela conseguiu”.

Leia também: