Memória

Quem foi Juliano Versolato?

Juliano Versolato nasceu em 28 de janeiro de 1915, na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, filho dos imigrantes italianos Giácomo Versolato e de Dona Angelina Marchione Versolato.

Casou-se com Maria da Silva Versolato, natural de São Bernardo do Campo, com quem teve os filhos Milton, José Carlos, Sérgio Luís e Marlene, e faleceu aos 81 anos de idade, exatamente no dia 29 de agosto de 1996.

Em 1924, boa parte da família de Juliano se transferiu para a cidade a convite de João Versolato, administrador da fazenda do Dr. Baeta Neves, que compreendia o atual Baeta Neves e o Jardim do Mar.

Estudou no Grupo Escolar, hoje E.E. “Maria Iracema Munhoz”, cursando apenas até o 4º ano. Apesar das dificuldades impostas por períodos como o da Revolução Constitucionalista de 1932 e também da Segunda Guerra Mundial, era identificado por todos como um homem íntegro e trabalhador, dedicado à família e à comunidade, conhecido também por atender às pessoas que o procuravam para benzimento de “cobreiro” e “erizipela” (doenças de pele).

Acabou por destacar-se na indústria moveleira, inicialmente como empregado e, posteriormente, como sócio da Indústria de Móveis São João Ltda., atuando por cerca de 60 anos nesta atividade. Amante de esportes, jogou no Vila Baeta Futebol Clube e era figura presente no Clube Bochófilo de São Bernardo do Campo.

Juliano Versolato em fotos cedidas pela família.
Juliano Versolato em fotos cedidas pela família.

A área localizada entre as Ruas Ernesto Soares Filho, Sadaichi Takeshita, Salim Tabet e João Ruggiero, no Parque Espacial, recebeu o nome de Juliano Versolato no dia 8 de setembro de 1998, por meio do Projeto de Lei 045/98 de autoria do então vereador Octávio Manente Júnior, pai do deputado federal Alex Manente.

O evento que celebrou a homenagem contou com a presença da viúva, dona Maria, que neste mês de novembro completa 99 anos, mais precisamente no dia 13.

Leia também:
Quem foi Frei Gaspar?
Quem foi Álvaro Guimarães?
Quem foi Dr. Fláquer?

Compartilhe!