5 motivos pelos quais nós amamos o Restaurante do Mané, ‘aquele da Associação’

Fundado há cerca de 20 anos, o Restaurante do Mané, localizado nas dependências da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo, mas aberto ao público em geral, vai na contramão dos sofisticados estabelecimentos que tomaram conta da cidade nos últimos anos.

Fazendo jus ao conceito de “ambiente familiar” e à ideia de “comida caseira”, o local reúne são-bernardenses de várias gerações, sócios ou não do clube, com um cardápio simples, muitas vezes repetitivo, mas que tem seu charme.

A equipe do SBC INFO esteve no restaurante em três domingos seguidos para conversar com clientes.

Ambiente familiar
Em um dos domingos, justamente o do segundo turno das eleições, a fila para entrar no restaurante chamou a atenção. Dezenas de pessoas aguardavam do lado de fora daquela “entradinha” para almoçar (já por volta das 14h). Famílias inteiras que ocupariam de seis a oito lugares à mesa.

Gerações
Netos e avós dividem a mesma mesa como nos bons tempos da Rota do Frango com Polenta. “Aqui me lembra o ambiente dos tempos do São Judas, em menor escala, é verdade, quando a família inteira saía para almoçar aos domingos”, afirma o engenheiro Mauro Rodrigues, 42 anos, acompanhado da esposa e dos dois filhos adolescentes.

Sabor da comida
Visualmente, não há muita diferença entre o Restaurante do Mané e outros tantos no mesmo estilo self-service espalhados pelo Centro de São Bernardo, mas alguns itens parecem ter um sabor único. “A batata frita e o bife são os melhores”, alega dona Joana, 69 anos, que afirma almoçar quase todos os dias no local. E o que muita gente não sabe é que há um serviço a la carte, além do self-service. Um dos pratos mais pedidos é o bife à parmegiana.

Sobremesas gigantes
As sobremesas realmente são um capítulo à parte. Só sabe quem já pediu, por exemplo, um prato de merengue. Tem-se ali uma verdadeira refeição à base de morangos, suspiros e chantilly.

Jarras de sucos
Não é fã de refrigerante? A dica é pedir uma jarra de suco preparado na hora. A limonada parece preparada (os garçons afirmam que sim) com limões inteiros, com casca e tudo.

O Restaurante do Mané fica na Rua 28 de outubro, número 61, e abre todos os dias para almoço a partir das 11h até o “último cliente”.

Leia também: