1ª Conferência Latino-Americana e 7º Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello

Uma conferência e um seminário terão debates sobre a integração dos refugiados a seus novos locais de moradia entre esta quarta-feira (23) e sexta-feira (25) em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Os encontros são organizados pela Universidade Federal do ABC com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

A troca de ideias acontece sob o tema “Integração local de refugiados: experiências e desafios”, na 1ª Conferência Latino-Americana e 7º Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. A cátedra leva o nome do brasileiro que trabalhava nas Nações Unidas e morreu durante atentado em Bagdá, no Iraque, em 2003.

Os encontros vão reunir especialistas estrangeiros e brasileiros. Eles são abertos à comunidade acadêmica e ao público em geral, segundo informações divulgadas pela ONU. Algumas atividades, no entanto, são restritas a universidades associadas à Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

Haverá premiação de trabalhos inscritos em concurso de teses de doutorado e dissertações de mestrado da Cátedra, e exposição de fotos sobre a participação de atletas refugiados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A palestra inaugural será da cientista política e professora da Universidade de Buenos Aires e Universidade Nacional de Lanús, Ana Paula Penchaszadeh.

Representantes de entidades parceiras do Acnur no atendimento a refugiados, como Cáritas Arquidiocesana de São Paulo e as ONGs Adus e Compassiva, participarão dos debates sobre a integração de refugiados e o envolvimento da sociedade civil nesta causa. Haverá apresentação de coral de crianças refugiadas.

Serviço
1ª Conferência Latino-Americana e 7º Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello
De 23 a 25 de novembro de 2016
Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC
Alameda da Universidade s/nº – Bairro de Anchieta – São Bernardo – SP

Leia também: