Notícias

11 acontecimentos que marcaram o ano de 2016 em São Bernardo do Campo

No Brasil, o ano de 2016 será lembrado pelas eleições municipais, crises política e econômica, tragédias e outros temas. Em São Bernardo do Campo, alguns fatos e episódios locais também marcaram os últimos 12 meses. Veja abaixo.

Uniformes
O atraso na entrega dos uniformes para os alunos da rede municipal foi um dos principais assuntos na cidade. A repercussão foi tamanha que o caso mereceu destaque na TV. Veja a reportagem da Globo aqui.

Carnê do ISS
A Prefeitura de São Bernardo do Campo enviou para diversos moradores o carnê com a cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviço) por serviços de melhorias ou expansão de residências, em boletos que chegaram a R$ 15 mil. O documento foi motivo de muita discussão na internet. Saiba mais aqui.

Ranking das escolas
Com a divulgação dos resultados do IDEB e do ENEM, foi possível traçar um panorama da realidade das escolas municipais e das estaduais localizadas em São Bernardo. Veja os rankings aqui.

Lula
Em março, a Polícia Federal esteve em São Bernardo para conduzir, de forma coercitiva, o ex-presidente Lula para um depoimento nas dependências do aeroporto de Congonhas. O episódio colocou a cidade em todos os jornais e TVs. O nome de Lula ainda seria citado várias vezes em outras notícias. Leia aqui.

Tocha Olímpica
Em meio aos escândalos políticos e uma crise econômica, o Brasil organizou os Jogos Olímpicos de 2016 e a Tocha Olímpica visitou São Bernardo do Campo. Veja o vídeo aqui.

Disco voador
Um ufólogo afirma ter registrado um disco voador sobrevoando a cidade. O vídeo circulou pela web e ganhou repercussão internacional. Assista aqui.

Desaparecimentos
O ano foi marcado por vários desaparecimentos de pessoas. Um dos mais emblemáticos foi o do taxista Marcos Antônio Bartoletti, de 52 anos, encontrado morto após 15 dias sem dar notícias. Conheça os casos aqui.

Sequestros de crianças
Não faltaram boatos espalhados pela internet envolvendo sequestros de crianças. A polícia desmentiu a maioria dos casos, mas um boletim de ocorrência registrado em agosto, envolvendo um bebê no Alves Dias, aumentou o medo dos moradores. Saiba mais aqui.

Demissões
Mesmo com o anúncio de investimentos na cidade, o ano de 2016 foi de preocupação na indústria automobilística. Os sindicatos ainda acreditam em mais incertezas e demissões para os próximos meses. O emprego em outros setores, como comércio e serviços, também está em crise. Leia mais aqui.

Eleições
Com uma abstenção recorde, as eleições municipais deste ano elegeram Orlando Morando como novo prefeito, após dois mandatos consecutivos de Luiz Marinho. Parte da Câmara Municipal também passou por uma renovação. Veja aqui.

Museu do Trabalhador
A prisão de dois secretários municipais e a investigação da Polícia Federal a respeito de desvios de verbas na construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador marcou o fim do mandato de Luiz Marinho. Veja aqui outros detalhes.


Comente!