Cotidiano Notícias

Termomecanica desenvolve projeto para apoiar força de vendas e aprimorar conhecimento do cliente

Visando otimizar e trazer mobilidade para o dia a dia de sua força de vendas, a Termomecanica desenvolveu um projeto para aprimorar a gestão do relacionamento com seus clientes e prospects. Para atender às especificidades do negócio da companhia, a plataforma de Customer Relationship Management (CRM) da Salesforce foi customizada pela equipe de TI e integrada a uma solução Big Data Analytics. Como resultado, estabeleceu-se uma ferramenta avançada para gerenciamento da experiência do cliente que propicia, em uma plataforma única, uma visão ampla e detalhada das interações.

“Percebemos que, além do relatório de visita, poderíamos disponibilizar outros recursos que agilizassem a rotina dos vendedores e os apoiassem com informações qualitativas na tomada de decisões. Em um cenário tão competitivo como o atual, é crucial entender a perspectiva do cliente para fidelizar e captar novos. O CRM é uma ótima ferramenta nesse sentido, pois combina processos de negócios, pessoas e tecnologias com um objetivo em comum: conhecer o comportamento do cliente para melhor atendê-lo”, explica Walter Sanches, Superintendente de TI.

De acordo com Sanches, a solução concebida permite aos vendedores e gerentes acessarem, em seus computadores ou dispositivos móveis, todas as informações relacionadas aos clientes, sejam elas armazenadas nos sistemas da companhia ou provenientes da internet e do universo Big Data, incluindo mídias sociais. Entre os indicadores disponíveis em relatórios e gráficos estão: status do cliente, carteira de pedidos, histórico de faturamento e extrato de sucata. Além da equipe comercial, a ferramenta é alimentada pela área de engenharia, que registra todos os acontecimentos relacionados às suas visitas, complementando as informações de vendas. Em breve, a ideia é disponibilizar também as informações oriundas do SAC, permitindo ao vendedor, antes mesmo da visita, conhecer possíveis pontos de descontentamento dos clientes. O recurso pode ainda proporcionar análises preditivas, ajudando a prever como os clientes responderão no futuro, com base no histórico do seu comportamento passado.

“Hoje, os dados sobre os clientes além de atualizados, podem ser acessados de maneira padronizada, com segurança, e independente da localização do usuário. Com isso, é possível obter insights valiosos e tomar decisões de vendas muito mais assertivas”, ressalta.

Compartilhe!