Notícias

Busca por vacina contra febre amarela gera filas em UBS de São Bernardo

O aumento no número de casos de febre amarela em algumas regiões do país e as viagens de férias podem ser as principais motivações para a alta demanda nos postos de saúde em busca de vacinação.

Em São Bernardo do Campo, as vacinas contra a doença estão disponíveis toda segunda e quinta, na UBS Ferrazópolis, das 14h às 18h, e às terças, na UBS Vila Dayse, das 9h às 13h.

Especificamente nesta terça-feira, dia 17 de janeiro, a unidade localizada na Rua Vicente de Carvalho, número 255, foi alvo de reclamações dos munícipes em razão da fila gerada e da demora no atendimento.

De acordo com funcionários, foi distribuído um total de 100 senhas, esgotadas rapidamente. “Às 7h da manhã, o local já estava lotado. Esperei horas para ser atendida”, disse uma agente de saúde que preferiu não se identificar.

Outra funcionária da UBS Vila Dayse informou que o atendimento para quem tem senha será realizado, excepcionalmente, até às 16h. Ela explicou que quando um lote de vacina é aberto, o mesmo deve ser consumido em até quatro horas. “Hoje é um dia atípico. Normalmente, a demanda é menor e todo mundo é atendido”, explicou a funcionária.

Procurada, a Prefeitura de São Bernardo ainda não se pronunciou a respeito deste caso.


Comente!