Câmara Municipal aprova fim da Feira de Artesanato da Lauro Gomes

A Feira de Artesanato da Praça Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo, está com seus dias contados, depois de quase 37 anos de funcionamento.

Uma proposta encaminhada pelo prefeito Orlando Morando, revogando a lei 3.524 de 1990 que regulamenta a feira, foi aprovada na Câmara Municipal, na sessão realizada nesta quarta-feira, dia 8 de fevereiro.

De acordo com o projeto da Prefeitura, a praça deve passar por uma revitalização e o espaço deve ser liberado até o próximo dia 12.

A proposta estabelece ainda que as demais feiras de artesanato existentes na cidade terão suas áreas delimitadas pelo Executivo, mas ainda não foram apontados os locais exatos, dias e horários de funcionamento.

O vereador Ramon Ramos (PDT), líder do governo, declarou ao site ABCD Maior que a feira realizada na Lauro Gomes não voltará para o mesmo espaço após a revitalização e que um novo local está sendo analisado pela administração municipal.

Dos 28 vereadores, 22 votaram a favor e seis foram contrários ao fechamento da feira: os cinco parlamentares do PT e Julinho Fuzari, do PPS.

Leia também:

23 comentários em “Câmara Municipal aprova fim da Feira de Artesanato da Lauro Gomes

  • 8 de fevereiro de 2017 em 21:31
    Permalink

    faça mil favores , tem pessoas ali que estao a anos, vao votar um projeto que favoreça as pessoas , agora poe as pessoas que votaram a favor , por favor

  • 8 de fevereiro de 2017 em 21:52
    Permalink

    Concordo plenamente, moradora á 60 anos em SBC, amo São Bernardo, a praça antigamente era um lugar gostoso de sentar,. era bonita, limpa, precisei atravessar a praça fiquei vendo as barracas algumas montam outras cobertas com lonas, tenho saudades de SBC de antigamente muito difícil ir para o centro

  • 8 de fevereiro de 2017 em 22:05
    Permalink

    Estudei no Iracema Munhoz,ao sair das missas minha familia ia ate a praça ver as luzes da fonte acabaram com a nossa praça, mais que boa noticia!!! obrigada aos 22vereadores que votaram !!!

  • 8 de fevereiro de 2017 em 23:37
    Permalink

    Gostei da decisão 👏👏👏👏👏👏

  • 9 de fevereiro de 2017 em 01:12
    Permalink

    Ninguém pensa nas pessoas q trabalham naquele local, são país de família,vamos pensar na beleza e no emprego das pessoas,mesmo pq aqueles vereadores ganham um salário exorbitante, lógico q eles não vão pensar no povo, estão com a vida ganha.

  • 9 de fevereiro de 2017 em 05:27
    Permalink

    O que percebo nesses comentários sobre a feira Lauro Gomes e que só quem está a favor desses 22 vereadores e do prefeito é quem já está aposentado né tá com a vida ganha , eu queria que vcs pensaram nais 70 famílias que vão ficar sem seu ganha pão certo e tem mais que foi lá na praça pedir voto foi o seu prefeito é camadas de vereadores falsos certo e quem tá a favor deles é dá mesma laia arrume um lugar para essas famílias trabalharem ao invés de criticar!!! Obrigada.

  • 9 de fevereiro de 2017 em 05:33
    Permalink

    Revitalizar a praça e otimo seu prefeito é companhia mais dá um lugar e regularizar os artesões também faz parte dá sua gestão né seu prefeito, afinal o senhor que está no poder!!

  • 9 de fevereiro de 2017 em 07:28
    Permalink

    Acho aquela pracinha tão insignificante!!!
    Por não votaram para a criação de mais áreas verdes e de lazer na cidade nas periferias? Isso sim faria a diferença!
    E antes disso, finalizarem as obras que estão paradas desde as eleições causando transtornos aos cidadãos?!?!
    Pracinha que nada!!! Isso é jogar dinheiro fora!!!

  • 9 de fevereiro de 2017 em 09:11
    Permalink

    Quem perde o crédito e o próprio prefeito Orlando e seus vereadores que votaram a favor… vcs foram na Praça e pediram o VOTO PRA NOS ARTISTA E ARTESOES… e nos prometeu manter a nossa cultura local protegendo a Feira de arte…. e confiamos no Sr. Dando o nosso sincero Voto…. e o que recebemos… sim uma punhalada pelas costas…Essa é a prova concreta de um Homem sem palavra…. Somos pai de família… quem vai sustentar nossos filhos……… Sr. Prefeito

  • 9 de fevereiro de 2017 em 11:09
    Permalink

    Sinto pelos trabalhadores do local que necessitam trabalhar para sustento da família

  • 9 de fevereiro de 2017 em 12:16
    Permalink

    Revitalizar a praça será uma boa idéia, desde que tenha a segurança necessária, pois sem os ambulantes esse local não terá muitas pessoas e é nesse momento que os meliantes atacam as pessoas de bem.

  • 9 de fevereiro de 2017 em 15:14
    Permalink

    Sr. Prefeito e vereadores, têem certeza que estão preocupados com a beleza da Praça? Se estão preocupados com a beleza da cidade pq então não tratam de terminar aquelas obras horríveis e intermináveis, que atrapalham tanto a vida dos motoristas em primeiro lugar? Arrume antes um espaço para esses trabalhadores que vão ficar sem ganhar o pão. Acorde prefeito. O povo acredidou em vc. Achamos que vc seria diferente.

  • 9 de fevereiro de 2017 em 15:39
    Permalink

    Gostei da decisão a Praça Lauro Gomes virou espaço pra drogados ladrões vendendo objetos ilícitos e ninguém faz nada.quanto aos donos das barracas acredito que vão arranjar um local adequados pra vendas dos artesanatos.parabens!

  • 9 de fevereiro de 2017 em 15:57
    Permalink

    Ah vai tirar a feira, e os nóias vai tirar também?

    E pro pessoal que fala como os trabalhadores acabaram com a praça, nem parece que moram há tanto tempo como falam, será que é verdade de vocês? Pois qualquer um que realmente conhece o lugar há tanto tempo saberia que foram os pedintes e usuários de droga (que estavam lá BEM ANTES) que acabaram com a praça e essa feira até melhorou a situação de quem passa por lá.

  • 11 de fevereiro de 2017 em 00:57
    Permalink

    o desemprego esta grande e ainda os politicos aida me faz uma dessa mais pais e maes dde familia desempregados assim nao da politicos incopetentes voces que servem ao povo e nao a voces mesmo

  • 11 de fevereiro de 2017 em 01:04
    Permalink

    ja basta o desemprego e esses politicos fazem isso pô vou virar o DATENA

  • 11 de fevereiro de 2017 em 16:55
    Permalink

    Quem disse conhecer a praça e há anos, eu tenho lá minhas dúvidas… conheço a praça desde 1979, onde toquei em um aniversário de SBC e ouvi a grande e imponente Corporação Musical Carlos Gomes tocar dobrados inesquecíveis e difíceis. A Banda criada em 1923 está viva por musicos que eram da Banda Jovem e alguns que eram da Banda Mirim. Até hoje nunca tocaram em aniversários de SBC.
    No entanto a Praça Lauro Gomes, tem só uma diferença do que foi quando criada. Antes ela era aberta ao publico e de repente, o publico não a visitava, então resolveram colocar um horário para fechar e, foi nessas que os adolescentes drogados tomaram conta, pois não havia policiamento ou GCM ou guardas municipais, na época de Tito Costa eu creio que ainda era uma Praça.
    Ela fechou e mesmo assim os nóias invadiam.
    Me diz o que irá revitalizar? o chafariz? Se for, em épocas de dengue é melhor tomar cuidado, pois ela parou de funcionar exatamente devido à saude publica.
    A Praça foi cercada e fechada por Aron Galante, antes não havia a cerca e outros prefeitos não fizeram nada pela cidade, Mauricio Soares( PT e PSDB), Willian Dib (PSDB) , Luiz Marinho(PT)
    Na minha simples concepção, não dado o devido respeito desde 1984.

  • 11 de fevereiro de 2017 em 18:12
    Permalink

    Julgo de suma importância incentivar a feira de artesanato em uma praça reformada e modernizada, com parquinho novo e atualizado assim como com academia da saúde, tão usada nas demais praças. Eu trabalhei na feira de artesanato do Riacho e não é fácil ficar embaixo de chuva e de sol e ainda as pessoas desvalorizarem o trabalho digno de todos que estão lutando pelo seu sustento. Levo meus filhos para brincar na praça Lauro Gomes, mas as condições são precárias: sanitários antigos e fétidos, areia suja, muitos pombos, fonte antiga e sem uso! Que façamos bom uso do espaço público!

  • 12 de fevereiro de 2017 em 09:44
    Permalink

    Eu conheço muito bem td isto, mas acabar, extinguir, é por demais grave, é como amputar uma perna por causa de uma ferida. Ali tem sim um abandono, tem a feira do rolo, que o próprio nome já acusa. Mas ali dá sim para dar novos ares, o chafariz tá um lixo, tem uma imensa e tremenda população de ratos que faz dele sua morada. Chamem pessoas, conversem entre pessoas, não vão abaixando decreto, tem alguns destes politicos que nunca na praça foi, a não ser para pedir votos. Dá sim para revitalizar a praça, e ter uma verdadeira e agradável feira de artesanato, não esqueçam, feira é a mais antiga forma de comércio que se tem história, e é tão gostoso visitar uma feira regularizada segundo os moldes da lei que gere exposições artísticas e artesanais, tira aquela grade da praça,autoridades são constituidas para execrar o que é ruim, e preservar o que é bom. Como dizia Caetano: “A praça Lauro Gomes é do povo, como o céu é do avião”, Será que tem politica nisto?

  • 14 de fevereiro de 2017 em 22:27
    Permalink

    Quem tá a favor com certeza é alguma sustentada pelo o marido, que não faz nada da vida.

  • 14 de fevereiro de 2017 em 22:28
    Permalink

    Coloquem os trabalhadores da praça lá naquela construção, Que vem há muitos anos consumindo nossos impostos. ….coloque-os em frente à Prefeitura, ficarão protegidos do Sol e da chuva, e todo dinheiro que já foi gasto ali naquele museu, terá válido cada centavo. Pense nisso Marcelo Lima.

  • 14 de fevereiro de 2017 em 22:30
    Permalink

    Monte de desocupada isso sim, mas Lula voltará monte de perua

  • 17 de fevereiro de 2017 em 00:12
    Permalink

    Parabéns, a Lauro Gomes não merece aquela bagunça.