Prefeitura de São Bernardo emite nota sobre protesto de artesãos da Lauro Gomes

Em transmissão ao vivo, realizada via Facebook, nesta segunda-feira (13/02), um grupo de artesãos e expositores que trabalhavam no interior da praça Lauro Gomes falou ao SBC INFO sobre a desativação da feira de artesanato.

Os trabalhadores citaram os nomes do prefeito Orlando Morando, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, e criticaram a administração municipal que prometeu o remanejamento das barracas, até o momento não realizado.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura encaminhou uma nota na qual defende a revitalização da praça e garante que o processo de realocação da feira que havia no local está em andamento.

Leia abaixo na íntegra.

“A Prefeitura de São Bernardo inicia nesta terça-feira (14/02) o processo de reabertura da Praça Lauro Gomes, no Centro, como local único de lazer para a população.

O espaço, um dos mais históricos do município, havia perdido sua característica há décadas, deteriorando patrimônios importantes em seu interior como a Fonte Luminosa Princesa Isabel, cujos chafarizes estão desativados há muitos anos.

A Prefeitura iniciou o processo de realocação dos artesãos e artistas, que estão cadastrados, para outros pontos e assim habilitar o pacote de ações para recuperar a Praça como local de lazer.

Localizada na região com maior concentração de fluxo de pessoas na cidade, a Rua Marechal Deodoro, a Praça Lauro Gomes apresenta também descuidos de manutenção em seus bancos, além de problemas como grama alta, higiene e pintura.

Outro ponto emblemático no espaço público é o busto em homenagem a Wallace Simonsen (1884-1955), um dos líderes do movimento pela emancipação de São Bernardo (na época um distrito de Santo André), em 1945, tornando-se seu primeiro prefeito.

De imediato, a Praça foi inserida no “Programa Nova São Bernardo”, instituído com o propósito de zeladoria da cidade e que desde o dia 2 de janeiro vem recuperando inúmeros bairros da cidade, com serviços de capinação, manutenção, limpeza, pintura, entre outros.”

Comente!