Prefeitura de São Bernardo emite nota sobre protesto de artesãos da Lauro Gomes

Em transmissão ao vivo, realizada via Facebook, nesta segunda-feira (13/02), um grupo de artesãos e expositores que trabalhavam no interior da praça Lauro Gomes falou ao SBC INFO sobre a desativação da feira de artesanato.

Os trabalhadores citaram os nomes do prefeito Orlando Morando, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, e criticaram a administração municipal que prometeu o remanejamento das barracas, até o momento não realizado.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura encaminhou uma nota na qual defende a revitalização da praça e garante que o processo de realocação da feira que havia no local está em andamento.

Leia abaixo na íntegra.

“A Prefeitura de São Bernardo inicia nesta terça-feira (14/02) o processo de reabertura da Praça Lauro Gomes, no Centro, como local único de lazer para a população.

O espaço, um dos mais históricos do município, havia perdido sua característica há décadas, deteriorando patrimônios importantes em seu interior como a Fonte Luminosa Princesa Isabel, cujos chafarizes estão desativados há muitos anos.

A Prefeitura iniciou o processo de realocação dos artesãos e artistas, que estão cadastrados, para outros pontos e assim habilitar o pacote de ações para recuperar a Praça como local de lazer.

Localizada na região com maior concentração de fluxo de pessoas na cidade, a Rua Marechal Deodoro, a Praça Lauro Gomes apresenta também descuidos de manutenção em seus bancos, além de problemas como grama alta, higiene e pintura.

Outro ponto emblemático no espaço público é o busto em homenagem a Wallace Simonsen (1884-1955), um dos líderes do movimento pela emancipação de São Bernardo (na época um distrito de Santo André), em 1945, tornando-se seu primeiro prefeito.

De imediato, a Praça foi inserida no “Programa Nova São Bernardo”, instituído com o propósito de zeladoria da cidade e que desde o dia 2 de janeiro vem recuperando inúmeros bairros da cidade, com serviços de capinação, manutenção, limpeza, pintura, entre outros.”

Leia também:

6 comentários em “Prefeitura de São Bernardo emite nota sobre protesto de artesãos da Lauro Gomes

  • 14 de fevereiro de 2017 em 10:23
    Permalink

    Excelente revitalição da praça Lauro Gomes , vamos deixar nossa cidade mais bonita e limpa
    Cada qual no seu espaço.
    Precisamos também pensar em um lugar limpo, bonito e adequado para os nosso pets

  • 14 de fevereiro de 2017 em 16:12
    Permalink

    Cada qual em seu espaço??? E qual seria o espaço dos trabalhadores que ali estavam?

  • 14 de fevereiro de 2017 em 19:28
    Permalink

    A praça ficava um tanto escondida, precisando mesmo de tratamento, certamente vai ficar mais bonita…. mais um corredor de blocos e remaneja os artesãos junto a feirinha, ficando bom p todos…. ( ops, só ideia ) boa sorte à todos…..

  • 14 de fevereiro de 2017 em 20:19
    Permalink

    Estou de acordo com os trabalhadores, pois se a praça é um patrimônio, uma memória , e é, os trabalhadores que ali estavam fazem parte da memória e do artesanato… uma coisa mais próxima do de uma cultura do que criar uvas. O rapaz lembrou bem o ensejo, Orlando Morando é servidor publico desde 1996 e desde lá diz que a preocupação dele é com a cidade. Como o rapaz descreve, onde está a ajuda desde seu primeiro mandato ao trabalhador? Não temos esta ajuda , não é verdade? Espero a ajuda ainda de um prefeito, mas não é por estas vias que ao limpar um local, se sujam.

  • 14 de fevereiro de 2017 em 20:27
    Permalink

    “A praça ficava um tanto escondida” talvez nem saiba a história da praça… a praça sempre foi bonita, vcs que a pintam de cinza. Mah, são 30 anos ou mais, vc se lembra quando foi a ultima vez que passou por lá?

  • 14 de fevereiro de 2017 em 22:56
    Permalink

    Minha infância foi na praça, o que é de uma praça sem ter lugar pra comer??
    Ou para incentivar o artesanato local da cidade??
    Não adianta só abaixar taxas e trazer empresas. empreendedores existem para movimentar a economia do país!!! E cada trabalhador daquela praça é um empreendedor.
    Gostaria que a prefeitura respeitasse a população!!!!