Bocato

Itacyr Bocato Júnior, ou simplesmente Bocato, nasceu em São Bernardo do Campo, no dia 30 de novembro de 1960, e atualmente é reconhecido como um dos melhores trombonistas do país.

O músico iniciou seus estudos na banda da Escola Municipal Baeta Neves aos sete anos de idade. Estudou na Fundação das Artes de São Caetano, no Instituto de Música do Planalto e na Faculdade UNESP.

No final dos anos 70 tocou com Arrigo Barnabé e Itamar Assunção. Em 1980, tocou e gravou com Elis Regina. Tocou ainda com Rita Lee, Ney Matogrosso, Roberto Carlos e outros.

Em 1985, Bocato lançou seu primeiro LP. O trombonista gravou também com Ná Ozzetti, Zé Miguel Wisnik, Gal Costa, Chico César, Maria Rita, Seu Jorge e Nação Zumbi.

Desde 1998, tem se apresentado em diversos festivais de jazz pelo mundo todo. Versátil, mistura em um dos seus mais recentes trabalhos, “Hidrogênio” (2008), música instrumental e componentes eletrônicos.

Em 99, morando na Europa, participou do Festival de Montreaux tocando as músicas de seu CD “Samba de Zamba”. Em 2000 apresentou seu CD “Acid Samba” na Suíça e em 2003 participou do Festival de Moscou, com sua banda e acompanhando Leny Andrade e João Donato.

Atualmente participa da banda do programa do Faustão, na Rede Globo e faz shows pelo Brasil de seu CD “Antologia da Canção Brasileira – vol.1”.