CENIN – Centro Integrado de Assistência a Pessoas com Câncer

Com o objetivo de oferecer aos moradores do Grande ABC os mesmos recursos disponibilizados gratuitamente em Santos, foi inaugurada uma filial do Centro Integrado de Assistência a Pessoas com Câncer – CENIN, em São Bernardo do Campo, no início de 2015. Em um pouco mais de um ano com endereço na cidade, a instituição sem fins lucrativos já auxilia mais de 100 pessoas em tratamento da doença, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos, com os mais diferentes tipos de tumores.

“O projeto atende, de maneira humanizada, os pacientes do Grande ABC que realizam procedimentos oncológicos nos hospitais da região, como Hospital Anchieta, Hospital Mario Covas, Hospital Heliópolis, IBCC e ICESP, e são indicados pelos médicos para receber o nosso auxílio”, conta o gerente do Centro Integrado de Assistência a Pessoas com Câncer – CENIN SBC, Renan Gutierrez.

Ao chegar ao CENIN, o paciente recebe o suporte completo de uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e advogada. “Nós oferecemos gratuitamente medicamentos, materiais hospitalares para higienização de ferimentos ou de corte cirúrgico, avaliação nutricional, terapia individual, reabilitação dos movimentos e consulta jurídica. Ao todo, mais de 30 funcionários e voluntários trabalham para ajudar os pacientes com câncer”, revela Gutierrez.

Além do suporte da equipe multidisciplinar, os pacientes contam com diversas atividades e ambientes que estimulam a integração social e o bem-estar, como Dia da Beleza (corte de cabelos, limpeza de pele e manicure), Autoestima (perucas, lenços e próteses mamárias), Bem-Estar (reiki, curso de respiração, yoga e meditação), brechó, salas de estar e de descanso com poltronas reclináveis, brinquedoteca, e o Centro de Eventos e Atividades, onde são ministradas aulas de dança, pilates, alongamentos, palestras e festas.

Os pacientes interessados em se cadastrar, devem agendar um horário com a assistente social pelos telefones (11) 2381-2762 e (11) 2381-2763. O endereço do Centro Integrado de Assistência a Pessoas com Câncer – CENIN SBC é Rua Augusto Frederico Schimidt, 134 – Vila Dayse (Próximo ao Golden Square Shopping).

“Para continuar ajudando os pacientes com câncer, a Instituição precisa da colaboração da população. As pessoas podem doar o próprio tempo sendo voluntárias, contribuir com itens que os pacientes precisam, como cestas básicas, medicamentos, fraldas infantis e geriátricas, suplementos alimentares, ou colaborar em dinheiro para que os produtos sejam adquiridos e repassados aos pacientes”, explica Gutierrez.