O município de São Bernardo vem avançando gradativamente para reverter as amputações em diabéticos. O novo método designado terapia fotodinâmica do Hospital Anchieta, tem entre 80% a 90% de sucesso nos casos, sendo que cerca de 300 pacientes já passaram pelo método desde 2011.
A técnica foi desenvolvida pelo cirurgião vascular João Paulo Tardivo que se dedica ao pé diabético. Por meio do procedimento é possível reverter a perda do membro na maioria dos casos. O método ocorre através de uma luz e corante específico.
O corante tem capacidade de absorver energia luminosa, e por meio de um processo químico, o mesmo fica energizado e transfere energia ao oxigênio, matando a bactéria que causa o problema. A duração do procedimento depende da gravidade de cada caso, contudo a sessão é simples havendo apenas troca de curativos e exposição à luz por meia hora.
Atualmente, 50 pacientes estão realizando o método, realizado exclusivamente para pacientes do SUS. A terapia também é uma forma de economia à Saúde Pública, pois a mesma é mais barata do que o processo de amputação.