Petição online pede preservação da Chácara Colúmbia no Rudge Ramos

Localizada na Av. Senador Vergueiro, a Chácara Colúmbia é uma propriedade de valor histórico para São Bernardo. O local pertencia a Agenor Camargo, um grande proprietário de terras na região no início do século 20.

A área foi tombada pelo conselho gestor do patrimônio da cidade, de forma provisória, em 2002. A escritura original aponta que ali haviam uma casa, dois estábulos, poço e galinheiro. Ainda é possível identificar muitos dos equipamentos existentes. Um estudo arqueológico, realizado em 2009, também garante a importância do local.

Receosos de que a história se perca e o espaço se torne um novo condomínio de prédios, há mais de duas décadas os moradores do Rudge Ramos pedem que o local seja preservado.

Recentemente, por meio da campanha “Viva Parque Chácara Colúmbia”, um grupo organizou uma petição online (veja aqui) que será entregue à Prefeitura pedindo “o tombamento permanente para a preservação da natureza ali existente e a criação de um futuro parque aberto para todos os cidadãos”.

O terreno foi adquirido no final de 2012 pela construtora MZM, a mesma empresa proprietária da área ocupada pelo MTST, no bairro Planalto, há pouco mais de um mês.

Compartilhe!