Variedades

Programa Escreve Cartas ganha reforço de 46 voluntários

O Poupatempo São Bernardo do Campo ganhou reforço de uma nova turma de 46 voluntários selecionados para trabalhar no Programa Escreve Cartas. A partir de segunda-feira, 4 de julho, eles vão atender pessoas que precisam elaborar currículos, preencher formulários ou escrever cartas, mas têm dificuldades com a escrita.

O Programa Escreve Cartas do Poupatempo foi criado há 15 anos, inspirado no filme Central do Brasil, de Walter Salles. No filme de 1998 a atriz Fernanda Montenegro interpreta uma personagem que escreve cartas na estação ferroviária do Rio de Janeiro.

Em maio deste ano, o Escreve Cartas do Poupatempo São Bernardo abriu inscrições para os interessados em dedicar duas horas por semana ao trabalho voluntário na unidade. Foram selecionados 46 voluntários, de um total de mais de 100 inscritos. Eles vão trabalhar com outros sete voluntários que já atuam no programa.

Segundo os responsáveis pelo Escreve Cartas em São Bernardo do Campo, o grupo de voluntários é composto por idosos interessados em aproveitar horas disponíveis para ajudar outras pessoas e também por estudantes universitários de cursos da área de humanas interessados em fazer estágio no atendimento aos cidadãos e também em colaborar com o programa.

Os voluntários atendem a cerca de 15 pessoas por dia no Escreve Cartas do Poupatempo Santo Amaro. Em média, são cerca de 350 atendimentos por mês. A maioria busca auxílio para elaborar currículos ou preencher formulários, porém, com a popularização de redes sociais e mensagens de texto por celular, muita gente ainda procura o programa para pedir ajuda para escrever cartas.


Compartilhe!