A Justiça de São Paulo absolveu o ex-vereador Marcos Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, em um processo movido contra ele pelo atual prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB).
Morando havia protocolado uma queixa-crime contra Marcos em 2015 por difamação, após o petista publicar uma imagem no Facebook associando o tucano à ação da Polícia Militar contra estudantes que participavam do movimento de ocupação das escolas estaduais.
A publicação trazia duas imagens: uma mostrava policiais imobilizando um aluno durante um protesto e outra exibia o prefeito fazendo sinal positivo com o polegar, além da frase “Orlando Morando apoia o jeito PSDB de educar estudantes”.
A juíza Marta Oliveira de Sá, da 5ª Vara Criminal de São Bernardo, considerou improcedente a ação penal, alegando que a publicação “constitui mera irresignação de caráter políticopartidário”.
Ao jornal Folha de São Paulo, Orlando Morando afirmou que vai recorrer da decisão. outra parte ainda pode entrar com recurso para reverter a decisão.