Cotidiano Memória Notícias

A história do Hino de São Bernardo do Campo

Sempre lembrado em festas cívicas, inaugurações e eventos esportivos, o Hino de São Bernardo do Campo guarda em sua letra muito mais do que palavras de exaltação. Ele reúne personagens e uma parte importante da história recente da cidade.

Com letra composta por Wallace Cockrane Simonsen em parceria com o maestro João Silvério da Silva, o João Gomes, que cuidou da melodia, esse símbolo oficial retrata a emoção sentida por aqueles que viveram os dias em que a cidade recuperou sua autonomia.

São Bernardo havia sido rebaixada a distrito de Santo André, em 1938, reconquistando sua condição de cidade no final do ano de 1944, graças à influência política de Simonsen.

Não à toa, a terceira estrofe do hino diz: “Ó povo de São Bernardo, salve a tua liberdade, a nossa bela Vila volta outra vez a ser a Cidade”. Clique aqui para ouvir o Hino de São Bernardo do Campo e acompanhar a letra.

Simonsen foi o primeiro prefeito dessa nova fase. João Gomes, além de regente da Corporação Musical Carlos Gomes, também fundou, na Vila Baeta Neves, a Corporação Musical São José, marcando presença em todos os eventos importantes do município até os dias atuais.

Cada um destes homens receberá as devidas homenagens, em breve, aqui neste espaço.

Fonte/Fotos: Seção de Pesquisa e Documentação (Memória) de São Bernardo do Campo.

Compartilhe!