Notícias

Apagão? Pico de energia deixa várias regiões do país sem luz

Artigo atualizado às 11:58

Um pico de energia registrado na manhã desta terça-feira (15), por volta de 8h30, deixou várias regiões do pais sem energia elétrica. As informações são da rádio Band News FM.

De acordo com os relatos, vários bairros da cidade de São Paulo, além de diferentes pontos do ABC paulista seguem sem luz. Salvador, Brasília e Aracaju são algumas da capitais que também enfrentaram problemas.

O Metrô na capital paulista está com velocidade reduzida em todas as linhas, principalmente na Linha 4-Amarela.

Ainda não há informações oficiais sobre o ocorrido. A ENEL, responsável pela distribuição da energia na Grande SP, não se pronunciou.

O Ministério da Energia e o ONS (Operador Nacional do Sistema) também foram contatados, mas responderam à reportagem.

A ENEL encaminhou uma nota a respeito dos picos de energia nesta quarta-feira. Leia abaixo na íntegra.

A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, informa que na manhã de hoje (15), parte dos clientes da sua área de concessão tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a um corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em diversos estados do país.
A energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada no Rio de Janeiro às 8h48m; em São Paulo às 9h20. No Ceará, estamos restabelecendo gradualmente a energia de acordo com a autorização do ONS.
Esse procedimento de corte de cargas – conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) – acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN) e ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.

 

Compartilhe!