Os prefeitos das sete cidades que formam a região do Grande ABC decidiram suspender o funcionamento do transporte público municipal a partir do próximo dia 29.
A decisão foi comunicada pelo Consórcio Intermunicipal do ABC. A redução gradativa da frota começa na quinta-feira, dia 18.
A medida não interfere nos ônibus metropolitanos que circulam na região e a operação das balsas que são responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo.
De acordo com o site Diário do Transporte, as prefeituras vão fretar ônibus e vans particulares para transportar profissionais de serviços essenciais.
Confira a nota oficial do Consórcio, na íntegra:
Em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada nesta na manhã quarta-feira (18), que reuniu os prefeitos dos sete municípios que compõem a região, fica determinada a suspensão temporária do Transporte Público municipal.
A interrupção do serviço será gradativa, até o dia 28 de março. A partir do dia 29 de março, a suspensão passa a ser total, por período indeterminado. A medida faz parte de um esforço regional para conter o avanço do novo Coronavírus (Covid-19), que configura pandemia. A decisão do Consórcio Intermunicipal tem o objetivo de minimizar danos à população e preservar vidas no Grande ABC.