O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo reúne os dados de telefonia móvel para apontar a eficácia das medidas de isolamento social no combate ao novo coronavírus.
O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras Vivo, Claro, Oi e TIM. Segundo as empresas, as informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário.
Veja abaixo o gráfico de São Bernardo do Campo no período de 5 de março a 4 de abril (clique na imagem para ampliar).
É possível observar que o índice de isolamento cai durante a semana na cidade, aumentando aos sábados e domingos. Vale lembrar que a quarentena foi decretada na segunda metade de março.
Também é possível verificar que a média no período, em São Bernardo, ficou abaixo dos 70%, taxa considerada ideal pelas autoridades médicas para evitar o colapso no sistema de saúde.
Reabertura em SP
No próximo dia 8 de maio, o governador João Doria deve dar mais detalhes sobre o plano de reabertura gradual das atividades comerciais no Estado de SP.
Em coletiva de imprensa realizada ontem (04), Doria declarou que cidades com baixos índices de isolamento serão excluídas da flexibilização.
O governador também anunciou um novo decreto que obriga o uso de máscaras de proteção em qualquer espaço aberto, estabelecimento comercial ou ambiente compartilhar a partir de quinta-feira (07).
Com informações da Agência Estado