Apesar de ser uma promessa antiga por parte do governo estadual, São Bernardo do Campo não conta com estações da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).
O transporte público entre o município e a cidade de São Paulo, por exemplo, é fornecido por meio de ônibus e trólebus.
Atualmente, as duas estações do metrô mais próximas de São Bernardo para quem precisa ir até a cidade são: Jabaquara (Linha 2-Azul) e Sacomã (Linha 4-Verde).
Chegando lá, será necessário pegar um dos trólebus operados pela empresa Metra que se utilizam de um corredor exclusivo. A viagem leva, em média, 45 minutos.
Os trólebus não possuem cobradores e exigem bilhetes pré-adquiridos nos guichês da própria Metra dentro do terminal ou a utilização do cartão de integração BOM.
Já a estação Sacomã fica próxima ao início da via Anchieta, principal eixo rodoviário utilizado para quem vai do ABC à região central de São Paulo.
Ao chegar na estação, será necessário se deslocar até o terminal de ônibus para pegar uma das linhas intermunicipais operadas pela Viação Riacho Grande.
Há opções de ônibus para diferentes bairros da cidade, incluindo Rudge Ramos, Centro, Alves Dias, Alvarenga e Orquídeas.
Apesar de não terem cobradores, esses ônibus aceitam pagamento em dinheiro ou permitem a utilização do cartão BOM, recomendado para quem precisa se deslocar diariamente.