Memória

50 fotos antigas da Cidade da Criança de São Bernardo

A Cidade da Criança de São Bernardo do Campo foi construída em 1968, a partir dos cenários utilizados para a gravação da novela Redenção, da extinta TV Excelsior.

Inaugurado oficialmente em 10 de outubro daquele ano, o parque atravessou gerações e ainda diverte crianças e adultos de todas as idades.

Em 1970, o espaço foi reformado e reinaugurado. Entre 1971 e 1976 passou por um período de expansão e inovação. Os brinquedos que acabaram se ligando definitivamente à identidade do local, como o avião DC-3, o Trenó Aquático, a Minirregião Amazônica e o Miniteleférico, são deste período.

Também fazem parte da memória afetiva de muitas crianças daquela época a Casa Maluca e o Labirinto de Espelhos.

Em 1990, o local foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, se tornando, por tanto, um dos patrimônios culturais da cidade.

Após um período de sucateamento, a Cidade da Criança foi retomada por uma parceria da Prefeitura com a iniciativa privada, e reinaugurada em 2010 com uma temática educacional que não agradou. Pressionada, a administração municipal mandou reinstalar alguns brinquedos como um minhocão, uma roda-gigante, entre outros.

Veja abaixo algumas fotos antigas do parque. Muitas fazem parte do acervo da Seção de Pesquisa e Documentação de São Bernardo. Outras foram extraídas de redes sociais, grupos temáticos ou encaminhadas por moradores e leitores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tem fotos antigas Cidade da Criança ou de São Bernardo para compartilhar com a gente? Mande o material para o e-mail contato@saobernardodocampo.info ou via WhatsApp (11) 99176-7006.


Compartilhe!
  • 4.2K
    Shares