Cotidiano

São Bernardo restringe funcionamento e define novo horário para serviços essenciais

A Prefeitura de São Bernardo publicou nesta sexta-feira (19) um novo decreto municipal ampliando as restrições durante a Fase Emergencial do Plano SP, prevista para seguir até o dia 30 de março.

A partir deste sábado (20/03), as atividades autorizadas a funcionar no período deverão encerrar seus expedientes até as 19h. O transporte coletivo permanece suspenso das 22h às 4h.

A medida não se aplica aos hospitais públicos e privados, serviços de emergência na Saúde, farmácias, laboratórios, hospitais veterinários e demais atividades consideradas essenciais à Saúde. Também não vale para as atividades industriais, de telecomunicação e segurança.

Os serviços de delivery e drive thru, por sua vez, poderão funcionar após as 19h (delivery por 24h e drive-thru até as 21h), desde que limitados aos serviços de alimentação, farmácia, água, gás e material de construção.

Não podem funcionar presencialmente escritórios, comércio de rua, shoppings ou galerias comerciais, ambulantes, restaurantes e buffets, clubes sociais ou esportivos. Parques e praças da cidade seguirão fechados.

A mesma proibição vale ainda para academias, floriculturas, salões de estética e beleza, barbearias, cursos livres, cinemas, teatros, boliches, concessionárias de veículos, perfumarias, lava-rápido de veículos, lojas de materiais de construção ou de limpeza, serviços de assistência técnica e produções audiovisuais.

A respeito das igrejas e templos religiosos, os mesmos devem permanecer fechados, sendo autorizado transmissão online, sem presença de público.


O QUE PODE FUNCIONAR ATÉ ÀS 19H, A PARTIR DE 20/03:

– Alimentação: supermercados, mercados, feiras-livres, mercearias, açougues, padarias e similares;

– Transporte: oficinas de veículos, lojas de autopeças, locação de veículos, estacionamentos, sendo que a zona azul funcionará normalmente;

– Logística: armazenagem, movimentação de materiais internos, pátios e transportadores de veículos automotores;

– Abastecimento: postos de combustíveis, mas o transporte e o abastecimento das distribuidoras de combustíveis, nesses postos, poderão permanecer em funcionamento após às 19h;

– Bancos e lotéricas: com observância aos protocolos sanitários próprios;

– Comunicação: serviços de call centers; meios de comunicação social, inclusive eletrônica e audiovisual; empresas jornalísticas e profissionais da imprensa; e bancas de jornais;

– Construção Civil;

– Condomínios residenciais: recomenda-se que as áreas comuns dos condomínios residenciais atendam às restrições e os protocolos sanitários impostos pelo município;

– Lavanderia;

– Óticas;

– Lojas de conveniência;

– Pet shops;

– Serviços de jardinagem;

Para sanar dúvidas dos munícipes, a Prefeitura dispõe de uma central de atendimento por meio dos telefones 0800 77 08 156 ou (11) 2630-4650. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Com informações da assessoria da PMSBC

Compartilhe!