Cotidiano Memória

Sete anos sem o Restaurante São Judas Tadeu, no Demarchi

No início de dezembro de 2015, uma notícia envolvendo o restaurante São Judas Tadeu, no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, quase passou despercebida.

Um dos símbolos da Rota do Frango com Polenta anunciava que fecharia as portas no dia 4 de janeiro apenas para uma ampla reforma, a primeira desde a sua fundação em 1949, porém havia no ar uma incerteza a respeito de sua reabertura.

Com a chegada de 2016, o que era especulado aconteceu: o fechamento definitivo do local após 66 anos de existência

Agora, sete anos depois, o futuro do terreno de 12 mil m² e do prédio com capacidade para mais de três mil pessoas ainda parece incerto. Ao longo do tempo, várias notícias foram publicadas, possíveis donos anunciados, mas o que se vê, por enquanto, é um espaço se deteriorando com o tempo, além de boatos sobre o que será feito do endereço.

A redação do SãoBernardo.INFO visitou o que sobrou do restaurante na terça-feira (3) e apurou que a área se encontra sem grandes cuidados, com as janelas fechadas por madeiras e a grama alta tomando conta de outros locais. Aparentemente, a única parte em funcionamento é a externa como estacionamento.

Em pesquisa realizada na internet, o CNPJ do restaurante está associado a um escritório de empreendimentos imobiliários. Sabe-se também que a família Demarchi tentou reaver a área e um processo judicial segue em tramitação, mas ainda sem decisão final. Após tentativas de falar com os envolvidos, não houve nenhum retorno sobre o futuro do local.

A marca São Judas Tadeu Demarchi ainda mantém uma franquia no formato delivery, na Prestes Maia, em São Bernardo, além de um restaurante em Jundiaí. 

No Demarchi, os restaurantes Florestal e São Francisco, ícones da mesma época de ouro da gastronomia são-bernardense também fecharam as portas nos últimos anos, acabando com a tradição do frango a passarinho e da polenta que marcaram gerações.

Compartilhe!