Notícias

Ranking traz endereços com mais furtos e roubos de celulares em São Bernardo

O SãoBernardo.INFO analisou os dados de outubro de 2022 a janeiro de 2023 organizados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). Os registros de fevereiro e março ainda não estão disponíveis.

Os boletins de ocorrência que apontam delitos cometidos em São Bernardo do Campo totalizam mais de 1.300 furtos e roubos de celulares em quatro meses, correspondendo a uma média de quase 11 aparelhos subtraídos por dia na cidade, considerando os casos oficiais.

Com base nos dados, é possível saber quais endereços da cidade apresentam maior risco, mas é importante destacar que muitos boletins foram abertos após crimes também registrados em estabelecimentos comerciais ou residências, e não necessariamente ao ar livre.

Vale também lembrar que o ranking abaixo é resultado da soma de furtos (quando não há contato do bandido com a vítima) e roubos (quando a vítima é abordada pelo criminoso).

Veja o ranking abaixo! 

1º lugar – Estrada Névio Carlone (nas proximidades de conhecida casa de shows instalada naquele endereço);

2º lugar – Av. Brigadeiro Faria Lima (em diferentes pontos da avenida);

3º lugar – Av. Dr. Rudge Ramos (nas proximidades das casas noturnas instaladas na avenida);

4º lugar – Rua Marechal Deodoro (em diferentes pontos da via);

5º lugar – Estrada dos Alvarengas (em diferentes pontos da via);

6º lugar – Av. Senador Vergueiro (em especial nos trecho mais próximo ao Rudge Ramos);

7º lugar – Praça Samuel Sabatini (e entorno do Paço Municipal);

8º lugar – Rua dos Vianas (em diferentes pontos da via);

9º lugar – Av. Kennedy (em diferentes pontos da via);

10º lugar – Rua Tiradentes (em diferentes pontos da via);

Procurada para comentar as estatísticas, a Secretaria de Segurança Pública de SP não retornou o contato da reportagem até o momento.


Como se proteger de furtos e roubos de celulares

Os celulares se tornaram um item indispensável no nosso dia a dia, mas também são alvos frequentes de roubos e furtos. Para evitar que isso aconteça com você, algumas medidas simples podem ser tomadas para proteger o seu aparelho:

– Esteja sempre atento ao seu entorno e evite usar o celular em lugares com grande aglomeração de pessoas, principalmente em regiões com altos índices de criminalidade.

– Nunca deixe o celular desacompanhado em locais públicos ou visíveis dentro do carro. Guarde-o sempre em locais seguros e fora do alcance de ladrões.

– Configure o bloqueio de tela com senha, reconhecimento facial ou digital. Isso dificulta o acesso ao conteúdo do celular em caso de roubo ou furto.

– Instale aplicativos de segurança que permitem rastrear o celular em caso de perda ou roubo. Alguns desses aplicativos também oferecem a opção de apagar todos os dados do aparelho remotamente.

– Faça backups regularmente dos seus dados, como fotos, contatos e arquivos importantes. Isso permite que você recupere essas informações caso o celular seja perdido ou roubado.

– Evite comprar celulares de procedência duvidosa ou em locais não confiáveis. Esses aparelhos podem ter sido roubados ou furtados e, ao adquiri-los, você pode estar cometendo um crime.

Seguindo essas medidas simples, você pode proteger o seu celular de roubos e furtos e garantir a segurança dos seus dados e informações pessoais.


Proibida a reprodução das estatísticas aqui publicadas em outros veículos de mídia sem o consentimento expresso do SãoBernardo.INFO

Compartilhe!