O prefeito Orlando Morando, recebeu na última quarta-feira (5/7) em seu gabinete uma comitiva da Associação de Industriais Metalúrgicos da República Argentina (Adimra). O encontro teve como objetivo discutir políticas de cooperação para fortalecer o setor metalúrgico tanto no município, conhecido como o berço da indústria automobilística brasileira, quanto na Argentina. A reunião contou com a presença do cônsul-geral adjunto da Argentina em São Paulo, Paulo Zappia.
Durante a visita, além das discussões sobre cooperação, a comitiva aproveitou para conhecer a cidade e trocar experiências na área de inovação. O prefeito Morando destacou a importância da indústria metalúrgica para ambos os países, ressaltando a necessidade de uma troca de conhecimentos mais abrangente e globalizada.
No ano passado, a Argentina foi o principal destino das exportações de São Bernardo, representando 31,8% do total, equivalente a US$ 1,6 bilhão. Em seguida, estão Chile (13,9%), México (9%), Estados Unidos (8,16%), Peru (7,5%), Alemanha (6,6%), Colômbia (4,5%) e África do Sul (4%). Até maio de 2023, a Argentina já representa 29% das exportações do município, totalizando US$ 487 milhões em negociações. No que diz respeito às importações, a Argentina correspondeu a 7,4% do total em 2022, ficando atrás da Alemanha (28%), China (10,4%) e Suécia (9,8%).