Francisco Prestes Maia foi um engenheiro brasileiro nascido em São Paulo em 1896. Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tornou-se um dos mais importantes urbanistas do Brasil.
Ele foi responsável por importantes projetos na cidade de São Paulo, como a Avenida Paulista, o Parque do Ibirapuera e a Via Anchieta. Além disso, foi um defensor ferrenho da planejamento urbano e da criação de leis que regulamentassem o crescimento das cidades.
Prestes Maia também teve uma participação ativa na vida política do país. Em 1954, foi nomeado prefeito de São Paulo e, em seu mandato, criou a Companhia Metropolitana de Habitação, que tinha como objetivo construir moradias populares para a população carente da cidade.
Ele faleceu em 1965, deixando um legado importante para a cidade de São Paulo e para o país como um todo. Seu nome é lembrado até hoje como uma referência em urbanismo e engenharia civil no Brasil.
Em São Bernardo, Prestes Maia batiza uma das principais avenidas da cidade, ligando o Centro ao bairro Santa Terezinha, famosa por restaurantes e opções variadas de comércio.