Cotidiano

Em corridas por aplicativo, motorista pedem Pix para ligar ar-condicionado

Há cada vez mais postagens nas redes sociais sobre motoristas de aplicativo que, de alguma forma, cobram Pix dos passageiros que querem viajar com o ar-condicionado ligado.

Normalmente são colocadas plaquinhas voltadas para a segunda fileira, já com os dados bancários do condutor e o valor da cobrança – que costumam ir de R$ 1 a R$ 5, dependendo da precificação feita pelo dono do carro.

O assunto já começou a virar polêmica, pois enquanto uns defendem que o passageiro tem direito à climatização sem custos adicionais, outros apontam que isso oneraria ao motorista, já que o equipamento aumenta o consumo.

“Infelizmente esse é o mecanismo a se recorrer, dadas as tarifas altamente defasadas e diante dos aumentos mais recentes dos aumentos de combustível. Todos gostariam de entregar conforto para os seus passageiros, mas as condições não permitem.”, alega Eduardo Lima, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp).

Em nota, a 99 explica que a utilização ou não do ar-condicionado deve ser combinada entre motorista parceiro e passageiro para que a viagem ocorra de forma confortável para ambos. A UBER não respondeu aos questionamentos da reportagem. E

Compartilhe!