Atleta de São Bernardo e da Seleção brasileira, Alexia Assunção, de 21 anos, fez história ao conquistar uma medalha inédita para o Brasil na categoria 200m costas na natação dos Jogos Pan-Americanos 2023, em Santiago, Chile.
Em sua estreia no torneio, ela assegurou o bronze, completando a prova em 2min13s31, tornando-se o primeiro pódio brasileiro nos 200m costas no Pan.
A prova foi vencida pela norte-americana Helen Noble, que estabeleceu um novo recorde pan-americano com 2min08s03, enquanto a prata ficou com a compatriota Reilly Tiltmann, que fez 2min12s79.
Alexia treina desde o início de 2022 em São Bernardo, com o treinador Fernando Vanzella. A nadadora é exemplo da parceria entre o município e atletas que competem nos Jogos Abertos do Interior e nos Regionais com o brasão da cidade. Ela se sagrou campeã dos Abertos em São José do Rio Preto antes de sua participação no Pan.
Além disso, Alexia é uma multicampeã brasileira e sul-americana na natação de costas, tendo conquistado medalhas em campeonatos sul-americanos e campeonatos brasileiros. Ela é também a recordista brasileira nos 200m costas em piscina curta no Troféu José Finkel 2022, superando a marca anterior de Joanna Maranhão. Sua trajetória inclui participação no Mundial Júnior em 2019 e uma medalha de bronze no Circuito Internacional Mare Nostrum, em Barcelona, Espanha, neste ano.
A colega de clube de São Bernardo, Lorrane Ferreira, representou o Brasil nos revezamentos 4×100 livre feminino e misto durante as eliminatórias. A equipe brasileira conquistou o ouro no revezamento misto e o bronze no revezamento livre feminino. Embora não tenha competido nas finais, Lorrane também foi honrada com uma medalha. Ela ainda competirá na prova individual dos 50m livre na terça-feira.
São Bernardo está bem representada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, com sete atletas no total. Além de Alexia e Lorrane na natação, a cidade também conta com Julia Karla Goes e Matheus Gonche. Nas demais modalidades, há outros talentos, como Alan Christian de Falchi no atletismo (lançamento de disco), Leonardo Tercariol, conhecido como Ferrugem, no handebol, e Mateus Belloto na escalada.