Cotidiano

São Bernardo quer reforçar segurança com monitoramento via drones

Nesta segunda-feira (30/10), São Bernardo do Campo entregou três drones à Guarda Civil Municipal (GCM) com o objetivo de reforçar o monitoramento de segurança na cidade.

Os drones serão usados para monitorar áreas de alta criminalidade, combater festas irregulares, apoiar viaturas de campo e vigiar áreas de preservação ambiental. Além disso, serão empregados na segurança de grandes eventos e no patrulhamento da Prainha do Riacho Grande e Parque Estoril.

O investimento totaliza R$ 52 mil e visa aprimorar a qualidade de vida da população, especialmente em áreas como o bairro do Rudge Ramos, que enfrenta um aumento da criminalidade.

Os drones têm um alcance mínimo de 15 quilômetros e estão equipados com sistema de geolocalização, transmissão de vídeo em alta definição e livre de interferências. Essa tecnologia permite a cobertura de áreas de difícil acesso para humanos.

Dez agentes de segurança da Romu, Guarda Ambiental e patrulhamento territorial passaram por treinamento para operar os drones. As aulas incluíram operação do equipamento, pilotagem, noções de aeronavegabilidade, inteligência de voo, patrulhamento com drones, segurança na pilotagem e legislação específica.

A Prefeitura de São Bernardo tem intensificado os investimentos na Guarda Civil Municipal, que atualmente é a segunda maior do Estado, com 874 agentes, ficando atrás apenas do contingente da capital. Um concurso público para preencher 150 novas vagas na GCM está em andamento.

Compartilhe!