O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) entra em vigor em 11 de janeiro, oferecendo diversas opções de pagamento aos motoristas.
Os motoristas poderão escolher entre pagar o imposto por Pix, usando um QR code com validade de 15 minutos, pela rede bancária com o Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) ou através de cartão de crédito em empresas autorizadas.
Para quem busca facilidades no pagamento, os valores podem ser parcelados em até cinco vezes. No entanto, quem optar pelo pagamento à vista em janeiro receberá um desconto de 3%.
O calendário do IPVA 2024 foi divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo, mas a tabela com os valores venais ainda não foi apresentada.
Uma alternativa é pagar o IPVA integralmente em fevereiro, sem direito a desconto, seguindo o mesmo cronograma estabelecido para janeiro, de acordo com o final da placa.
Confira a tabela:
É importante lembrar que o não pagamento do IPVA sujeita o contribuinte a uma multa de 0,33% por dia de atraso, além de juros de mora baseados na taxa Selic. Após 60 dias, a multa fixa-se em 20% do valor do imposto, podendo o débito ser encaminhado para a dívida ativa.