A Scania, alinhada com as projeções da Anfavea, está avaliando a possibilidade de alcançar um crescimento de, no mínimo, 14% no mercado de caminhões para o ano de 2024.
O diretor de vendas da Scania para o Brasil, Alex Nucci, destacou que essa estimativa abrange tanto o mercado em geral quanto os segmentos acima de 14 toneladas, nos quais a Scania opera.
O otimismo da empresa é reforçado pelo fato de que, no início do ano, uma parcela significativa da produção já está comprometida.
De acordo com Nucci, entre 50% e 60% da produção planejada para a fábrica de São Bernardo do Campo, no primeiro trimestre, já está negociada, enquanto para o segundo trimestre, esse número se mantém entre 30% e 40%.
“O cenário é positivo. Os transportadores estão comprando, o cenário para o crédito é favorável, com a redução da taxa de juros, e há carga para ser transportada”, afirma o executivo.
A empresa também está apostado no mercado de locação de caminhões. Em seu primeiro ano de operação, o novo braço de negócios da companhia já colocou aproximadamente quarenta caminhões locados em operação para clientes.
“A locação é uma alternativa que vem ganhando espaço. Locamos não só o caminhão, mas todos os nossos serviços juntos, em planos que variam de 48 a 60 meses, atendendo à demanda dos próprios transportadores”, explica Nucci.