Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados ontem (16). No total, apenas 60 candidatos conseguiram tirar nota mil na redação.
Em 2023, o tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Vale destacar que a nota da redação tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso de universidades.
A estudante Luana Pizzolato, de 20 anos, foi uma das sete pessoas do estado de São Paulo a tirar nota mil na redação do Enem 2023.
“Quando fiz meu texto, estava tranquila, mas, quando saí da prova, eu comecei a pensar em mil coisas que poderiam ter dado errado. Então, [quando recebi a notícia] eu gritei, chorei, deitei no chão chorando, estava muito feliz”, contou ao portal g1.
Luana prestou o Enem por cinco anos seguidos, dois como treineira e três como candidata, e foi em 2023 que conseguiu seu melhor desempenho. Ela sonha com uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“Eu sempre gostei de ler, a minha infância inteira, então eu nunca tive dificuldade em escrever, só que eu tinha notas que eram medianas. Para medicina, conseguir um notão é algo que te dispara [à frente] dos concorrentes”, afirmou.
Com informações do G1