O tratamento dos doentes renais crônicos em São Bernardo ganha o primeiro Centro de Diálise ambulatorial público municipal. O prefeito Orlando Morando liderou a cerimônia de abertura aconteceu na última segunda-feira (4/3), acompanhado pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e pela coordenadora de nefrologia, Dra. Katia Galache.
Localizado dentro do Hospital de Clínicas (HC), na Estrada do Alvarenga, 1001, o centro surge como uma alternativa para os pacientes, eliminando a necessidade de internação para a realização de hemodiálise. Com um total de 12 posições, o novo serviço tem capacidade para atender até 72 pacientes por mês, distribuídos em três turnos.
As vagas para o Centro serão gerenciadas pelo departamento de regulação municipal, conforme explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple. Ele enfatizou que a transição será gradual, com 20 pacientes já desospitalizados para iniciar o tratamento no novo espaço. À medida que outros pacientes apresentarem melhora clínica, poderão retornar para casa e continuar o tratamento em regime ambulatorial.